Idosa de 97 anos se forma em Direito em Minas Gerais
Chames Salles Rolim, de 97 anos, sempre teve o sonho de fazer um curso superior. Mas ela só decidiu entrar para a faculdade e realizá-lo, após o falecimento do marido, com quem foi casada por 63 anos, e não aprovava a ideia, por ser muito ciumento.
Apesar da idade, a mineira de Santa Maria de Itabira é ativa, lúcida e possui dez filhos criados. Com o esforço, ela acaba de receber o diploma de bacharel pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa).
Chames disse: “Sei que a minha idade não me dá muito prazo. Por isso o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. Se eu não souber responder algo, vou orientar a pessoa a buscar quem saiba.”
A idosa, que é filha de libaneses, acredita que a instrução é uma ferramenta de transformação social, e diz que o ser humano deve aprender a diferenciar o bem e o mal, sendo para isso, necessário ter acesso a uma fonte esclarecedora.
Para as pessoas que usam a idade com uma desculpa para não buscarem novos conhecimentos, ela respondeu utilizando uma expressão em francês, “Paresse!” (preguiça). Afirmando que as pessoas podem aprender, mesmo que seja para conviver melhor umas com as outras.
Fonte: Queminova