Há somente 4 cores de passaporte no mundo, e esta é a razão
Você já reparou que existem somente 4 cores de passaporte no mundo? Existe um motivo para isso, e nós vamos te contar!
Esses documentos podem ser vermelho, azul, verde ou preto. Ficou curioso para entender a razão disso?
Então leia a lista abaixo, que explica a razão.
Vamos lá:
1. Vermelho: geralmente diz respeito a países que foram comunistas. Pessoas da Eslovênia, China, Sérvia, Rússia, Letônia, Romênia, Polônia e Geórgia possuem passaportes nesta cor. Os países membros da União Europeia, com exceção da Croácia, utilizam passaportes em cores afins. Países como Bolívia, Colômbia, Equador e Peru – também possuem passaportes nessa tonalidade.
2. Azul: a cor simboliza o “Novo Mundo”. 15 países caribenhos possuem passaportes azuis. No bloco de países sul-americanos, a capa azul do passaporte simboliza a conexão com o Mercosul. Isso inclui Brasil, Argentina e Paraguai. A Venezuela é uma exceção, já que possui passaportes vermelhos.
3. Verde: grande parte dos países muçulmanos utiliza passaportes nesta cor, como por exemplo, Marrocos, Arábia Saudita e Paquistão. Essa é a cor favorita do Profeta Muhammad, e é um símbolo da natureza e da vida. Pessoas de vários países da África Ocidental, como por exemplo, Burkina Faso, Nigéria, Níger, Costa do Marfim e Senegal, também utilizam documentos de viagem com cores verdes. Neste caso, a cor indica que pertencem à CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental).
4. Preto: são passaportes mais raros e podem ser encontrados entre os cidadãos de alguns países africanos, como Botswana, Zâmbia, Burundi, Gabão, Angola, Chade, Congo, Malawi, entre outros. As pessoas da Nova Zelândia também utilizam capas de passaporte preto, pois o preto é a cor nacional do país.
O mapa a seguir é pintado de acordo com as cores de passaporte de cada país:
Fonte: Brightside