Estudo conclui que cães descobrem quando donos estão mentindo
Um novo estudo concluiu que os cães podem perceber quando seus donos estão mentindo.
Os animais conseguem se lembrar se uma pessoa é confiável para assim seguir suas ordens. A mais recente pesquisa, publicada na cognição animal, sugere que os caninos aprendem que podem confiar em humanos, especialmente quando se trata de alimentos.
A equipe da Universidade de Kyoto, no Japão, testou a teoria em 34 cães. Em primeiro lugar, um pesquisador apontou cada um dos animais e para um recipiente que tinha comida escondida no interior. O cão correu para lá antes de comer o doce.
No segundo teste, o mesmo investigador apontou cada um dos cães para um contentor vazio, e eles correram para lá lealmente.
Quando o cientista tentou orientá-las para um terceiro local, que tinha comida dentro, a maioria dos cães ignorou a instrução.
No entanto, quando um novo pesquisador apontou-os para o recipiente, eles sutilmente fizeram o que lhes foi dito e encontraram o mimo.
Akiko Takaoka, que liderou o estudo, disse que isso significa que os cães podem usar sua experiência de ser humano para julgar se eles podem ser confiáveis.
Ela disse à BBC que ficou surpreso que os cães ‘desvalorizaram a confiabilidade de um ser humano” tão rapidamente.
“Os cães têm inteligência social mais sofisticada do que pensávamos. Esta inteligência social evoluiu seletivamente em sua história de vida longa com humanos”, acrescentou.
Fonte: Daily Mail