Dicas de especialistas para acabar com os problemas de sono
Atualmente, muitas pessoas possuem problemas com o sono, mas essas dificuldades na hora de dormir podem ser amenizadas com algumas dicas.
Especialistas fazem algumas recomendações sobre a maneira correta de dormir e como evitar determinados problemas que prejudicam este momento tão fundamental.
Trazemos algumas dicas que podem ajudar a acabar com os problemas de sono. Quer ver só?
Então dá uma olhadinha:
1. Dor nos ombros: evite dormir de lado, principalmente sobre o lado dolorido. Dormir de barriga para baixo também não é uma boa opção. Opte por dormir de costas, usando um travesseiro fino ou ortopédico. Coloque outro travesseiro sobre a barriga e o abrace. Se não conseguir dormir de costas, você poderá dormir de lado, mas evitando o lado dolorido. Neste caso, use um travesseiro entre as pernas, flexione os joelhos e posicione-os em direção ao peito.
2. Dor nas costas: escolha um colchão que não seja muito macio. Durma de costas colocando um travesseiro sob as pernas para restabelecer a curvatura da coluna, e amenizar a tensão nos tendões. Caso esteja acostumado a dormir de barriga para baixo, posicione um travesseiro pequeno sob a pélvis. Para aqueles que gostam de dormir de lado é melhor optar pela postura fetal, neste caso coloque as pernas em direção a barriga e um travesseiro ou almofada pequena entre as elas.
3. Dor no pescoço: a melhor posição é dormir de costas e posicionando um travesseiro sob a cabeça e outros embaixo dos braços. Lembre-se de escolher um travesseiro um ortopédico, em formato de tubo. Se você gosta de dormir de lado, não utilize travesseiros muito altos, eles devem ter a altura do seu ombro para que você consiga manter a posição correta. Para dormir de barriga para baixo, utilize um travesseiro bem fino, porém esta posição não é a mais adequada, já que o pescoço sempre fica virado para um dos lados.
4. Insônia: evite usar celular e computador antes de dormir, já que as luzes destes podem influenciar no ciclo do sono. Evite também consumir cafeína durante as seis horas que antecedem o seu sono, assim como bebidas energéticas, chá preto ou chocolate. Opte por fazer exercícios pela manhã e à noite, pois isso ajuda a tonificar o corpo, a melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, facilita o sono.
5. Acordar muitas vezes à noite: não utilize aparelhos eletrônicos, e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Verifique também a temperatura do seu quarto, pois a ideal é de 20 a 22°С.
6. Dificuldade para acordar: coloque o alarme para despertar sempre no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana. Faça o esforço de ir para a cama cedo, para, assim, conseguir acordar com mais facilidade.
7. Roncos: evite dormir de costas, pois nesta posição, os tecidos moles da garganta “grudam” entre si, e podem obstruir o fluxo de ar. Cuidado ao escolher o travesseiro, pois um que é muito macio faz com que sua cabeça fique inclinada para trás, o que aumenta o ronco. Neste caso, utilize um travesseiro adicional; Dê preferência para dormir de lado; Faça alguns exercícios para os músculos da língua e garganta, pois isso pode ajudar a amenizar o problema.
8. Cãibras: se o problema for frequente, pode indicar algumas doenças e problemas no sistema nervoso. Neste caso, é ideal procurar um médico. Para se livrar delas, faça qualquer atividade física que melhore o alongamento e fortaleça os músculos das pernas. Faça disso um hábito para alcançar os resultados esperados.
9. Outros problemas: caso se sinta incomodado frequentemente com problemas de digestão, sistema nervoso ou fadiga, é ideal procurar ajuda médica.
Caso sofra de azia durante a noite, tente dormir do lado esquerdo com a cabeça posicionada em um travesseiro elevado, pois esta posição evita que o conteúdo do estômago volte ao esôfago, prevenindo a azia.
Caso sinta dores nas pernas, é melhor mantê-las em um nível mais elevado. Neste caso, você pode usar um rolo feito com um cobertor. Outra opção é colocar as pernas na cabeceira da cama. Faça uma massagem nos pés antes de dormir, evite chás fortes e café pelo menos seis horas antes de deitar.
Fonte: Incrivel