Conheça a construção sustentável que utiliza tijolos tipo LEGO
O arquiteto colombiano Oscar Andrés Méndez iniciou um projeto chamado “Conceptos plásticos” que tem por objetivo transformar resíduos de plástico e borracha em materiais de construção acessíveis e econômicos.
Através de um processo industrial, o plástico é fundido e injetado em um molde, e dá origem a blocos, que podem ser utilizados para a construção de vigas e de paredes de habitações. Eles são ligados como se fossem peças de LEGO, e a estrutura é resistente ao fogo e a terremotos.
O projeto também visa fornecer materiais e treinamento para que quatro pessoas sem experiência possam construir uma casa de 40 metros quadrados em apenas cinco dias.
Há dois cofundadores que trabalharam junto de Andrés Méndez: Isabel Cristina Gamez e Henry Alexander Canon. Além deles, Fernando Llanos, o inventor dos blocos de plástico, também é um parceiro.
Com a ideia, questões ambientais (como o descarte de plástico na natureza – material estimado em mais de 500 anos para se decompor) são articuladas com a falta de acesso à moradia digna, um dos problemas que mais atinge populações de todo o mundo (especialmente as mais pobres).
Para este ano o “Conceptos plásticos” prevê a construção de 240 novas casas na Colômbia, o que beneficiará mais de mil pessoas, e a ideia é expandi-lo com o passar dos anos.
Assista, abaixo, a um vídeo para conhecer um pouco melhor o projeto:
Fonte: Labioguia