Conheça 9 curiosidades sobre o Pentágono
Se você já ouviu falar do Pentágono, a central do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, provavelmente não escutou nada a respeito de suas peculiaridades.
Mas agora vamos te apresentar detalhes do Pentágono, erguido em 15 de janeiro de 1943 em Arlington, na Virginia.
Uma obra que foi criada para ser casa de 30 mil trabalhadores que ajudavam o país durante a Segunda Guerra Mundial.
Seus corredores somam mais de 27 quilômetros, e ele continua sendo uma das maiores obras do mundo. Abaixo vamos trazer 9 curiosidades sobre o Pentágono. Confira:
1. Originalmente sua a forma geométrica do fazia sentido
O desenho original feito pelo arquiteto Edwin Bergstrom tinha como intuito posicionar-se de acordo com as estradas já existentes, em um local próximo ao cemitério, já extinto. Mas protestantes contrários ao projeto pediam para mudarem a localização, e devido ao prazo curto, mantiveram o formato original, mudando somente a simetria. Assim múltiplos pentágonos foram inseridos.
2. O Pentágono desabrigou 150 famílias
Durante a Guerra Civil dos EUA muitas famílias foram removidas do local, após o governo concordar com os protestos que houveram na ocasião.
3. Supervisão atômica
O general Brehorn Somervell foi responsável pela criação do Pentágono, contando com a ajuda do arquiteto George Bergstrom – que até criou o projeto para acomodar 30 mil trabalhadores e 10 mil carros em apenas três dias. Porém foi o Major Leslie Groves o responsável por supervisionar a obra, após os atrasos, e muitas greves e pressão da alta cúpula se iniciaram. Groves participou também da supervisão da primeira bomba atômica do mundo.
4. Combatendo o racismo com banheiros
Na época de sua construção os EUA eram muito segregados por raças, e o projeto do Pentágono criou banheiros e cafeterias separadas, dobrando o número necessário e dividindo os trabalhadores brancos dos negros. A lei que proibia a segregação de funcionários públicos foi instaurada em 1941, durante o período de construção do prédio.
Embora autoridades locais tenham insistido em regular a separação por raça, o Pentágono manteve a decisão de unificar, o que foi um marco.
5. Coincidência terrorista
O dia do ataque terrorista de 11 de setembro coincide com o início da construção do Pentágono. Só que o Pentágono teve sua obra iniciada 60 anos antes, em 1941.
6. Scooter para os funcionários desfilarem por aí
É possível atravessar o Pentágono em menos de 10 minutos usando atalhos pelo jardim aberto ou mesmo usando scooter de utilização interna. Portanto é sempre bom contar com este tipo de ajuda, não é mesmo?
7. Até o chefe se perde lá dentro
O Pentágono é tão grande que mesmo os funcionários acabam se perdendo nos labirintos de corredores. Assim, o chefe, Dwight Eisenhower, que assumiu o posto de chefe militar dos funcionários após a Segunda Guerra Mundial, acabou tendo que pedir direções no complexo do Pentágono ao se perder na volta para o escritório.
8. Preservação de aço
Durante a Segunda Guerra Mundial o aço era considerado uma matéria que não se podia desperdiçar. Por isso o Pentágono não possui elevadores e foi feito de concreto. A decisão também foi tomada para manter a vista paisagista dos habitantes de Arlington.
9. O Pentágono aluga tanques e aviões para o uso em filmes
Caso você esteja produzindo um filme, envie ao Pentágono sua produção. Se curtir o seu roteiro, você poderá usar a tecnologia bélica disponível e terá subsídios de impostos para a produção.
A decisão é feita em um departamento interno, com somente duas pessoas. Dessa forma, para se dar bem é bom retratar o exército norte-americano de maneira favorável.
Fonte: MegaCurioso