Como uma frase ajudou a salvar um casamento
Depois do casamento a vida a dois pode não ser fácil, e quando os filhos chegam, a vida a três, quatro, cinco, etc., também não é. Mas depende de cada um de nós torná-la melhor.
O escritor Richard Paul Evans, dos EUA, contou como uma frase ajudou a salvar seu casamento.
Ele se casou com uma mulher chamada Keri e relatou que brigavam muito. “Olhando para trás, não entendo muito bem como foi que nos casamos, nossas personalidades não eram muito compatíveis”, analisou.
Com o tempo, as diferenças pareciam ficar ainda maiores, e o homem disse que com a fortuna e os problemas pareciam ficar ainda maiores. “Nossas brigas se tornaram constantes e era difícil até imaginar uma relação pacífica”, lembrou ele.
Os dois estavam prestes a divorciar quando tiveram mais uma briga séria ao telefone. Richard estava em uma turnê divulgando o próprio livro, na época.
“Odiava a ideia do divórcio, mas seguir assim me machucaria muito. Estava confuso e não conseguia entender por que meu casamento com Keri era tão difícil. No meu coração, sabia que Keri era uma boa pessoa. E eu também era. Então, por que não nos dávamos bem? Por que eu me casei com alguém tão diferente de mim? Por que ela não podia mudar?”, questionava-se.
Chorando de tristeza, ele percebeu que embora não pudesse mudar a própria esposa, poderia mudar a si mesmo.
O escritor retornou ao seu lar no dia seguinte e mal foi cumprimentado pela mulher. À noite, percebeu que os centímetros que os separavam na cama pareciam quilômetros, e decidiu fazer algo.
Recordando, Richard contou: “Na manhã seguinte, perguntei a Keri: ‘O que posso fazer para melhorar o seu dia?’ Keri olhou para mim com raiva: ‘O que?’”.
“‘O que posso fazer para melhorar o seu dia?’
‘Nada’, disse ela. ‘Por que você pergunta?’
‘Porque eu realmente quero isso’, disse. ‘Eu só quero saber o que eu posso fazer para tornar o seu dia melhor’. Ela olhou para mim com ironia. Você quer fazer alguma coisa? Bem, vá limpar a cozinha’”, continuou ele.
Ele, então, decidiu fazer o que a esposa pediu e no dia seguinte fez a mesma pergunta (“O que posso fazer para melhorar o seu dia?”) e ela pediu que ele limpasse a garagem.
Apesar de ter passado por um dia cansativo, o homem respirou fundo e foi limpá-la. Duas horas depois, Keri não sabia o que pensar.
Na próxima manhã, ele voltou com a mesma pergunta e a mulher se irritou, pedindo para Richard parar de fazer aquilo.
“Desculpe, mas não posso. Fiz uma promessa a mim mesmo. O que posso fazer para melhorar o seu dia?”, disse ele. Questionado sobre o motivo daquilo, ele afirmou que se importava com o casamento dos dois.
“Na manhã seguinte, perguntei novamente. E continuei perguntando. Na segunda semana, um milagre aconteceu. Quando fiz a mesma pergunta, os olhos de Keri se encheram de lágrimas. Começou a chorar. Quando conseguiu falar, disse: ‘Por favor, pare de me perguntar. Você não é o problema. Sou eu. Sou uma pessoa difícil de aguentar. Não sei por que você ainda está comigo’, relatou ela.
Olhando nos olhos da esposa, o escritor respondeu: “Porque eu amo você”! E ali um abriu o coração ao outro. Decidido a mudar seu comportamento, o homem continuou fazendo a mesma pergunta por mais um mês.
“E as coisas realmente mudaram. As brigas acabaram. Em seguida Keri começou a perguntar: ‘O que eu posso fazer para ser uma boa esposa?’. O muro entre nós caiu, começamos a ter conversas profundas e significativas sobre o que queríamos da vida e como poderíamos nos fazer felizes”, contou.
“Não, nós não resolvemos todos os nossos problemas. Não posso dizer que nunca mais voltamos a brigar. Mas a natureza de nossas discussões mudou. Não só se tornaram menos frequentes, mas também lhes faltava força. Cortamos o seu oxigênio. Paramos de permitir que nos feríssemos”, concluiu Richard.
Os dois estão casados há mais de 30 anos e, segundo o relato, aprenderam como cuidar um do outro e, o mais importante, eles têm vontade de fazer isso. Lembre-se: para ficar junto de quem se ama, precisamos querer e tomar atitudes.
Fonte: Incrivel.club