Cientistas descobrem que bater punhos é cumprimento muito mais saudável que aperto de mãos
Cientistas descobriram que bater os punhos é uma saudação muito mais saudável que o tradicional aperto de mãos.
Acadêmicos da Universidade Aberystwth, no oeste do País de Gales, levaram a sério os testes sobre higiene das mãos. Usando luvas de borracha e uma espessa camada de bactéria potencialmente mortal de E. coli, os cientistas trocaram apertos de mão e cumprimentos diversos, para analisar qual deles era melhor para a saúde.
De acordo com o estudo, altas doses de contaminações foram repassadas durante um aperto de mão. No entanto, isso foi reduzido em mais da metade quando foram dados “socos” com o punho fechado.
Dr. Dave Whitworth, professor sênior da Universidade de Aberystwyth, disse que a natureza higiênica da colisão do punho, em parte, se deve à sua velocidade, bem como a existência de uma área de contato reduzida.
“As pessoas raramente pensam sobre as implicações para a saúde de apertar as mãos. Mas se o público em geral puder incentivar a colisão do punho, há um verdadeiro potencial para reduzir a propagação de doenças infecciosas.”
Dr Whitworth disse que o estudo, publicado na edição de agosto do American Journal of Infection Control, foi inspirado por medidas que visam aumentar e promover a limpeza no local de trabalho através do uso de desinfetantes de mãos de teclado.
Fonte: Mirror