Cientistas descobrem formigas zumbis
Pesquisadores dizem que um fungo de nome científico Ophiocordyceps unilateralis, responsável pelo processo que causa um sistema zumbi nas formigas da espécie Camponotus leonardi, as infecta através dos poros que elas possuem distribuídos ao longo do corpo, que são contaminados quando elas passam pelos locais com a presença do parasita.
O fungo também manipula suas vítimas a morrer nas imediações da colônia, para que possa soltar os esporos infectados no chão e infectar outras formigas.
Isso garante um fornecimento constante de novos e potenciais hospedeiros, de acordo com pesquisadores da Penn State e seus colegas da Universidade Federal de Viçosa, no Brasil.
Após infectar o organismo da formiga, o fungo passa a controlar o comportamento, deixando-a andar desordenada, em círculos e ziguezagues, parecidos com um zumbi – daí o surgimento da expressão formigas zumbis.
O sistema nervoso central e as fibras musculares das formigas são alvos do parasita para poder assumir o controle das ações. Assim, é possível fazer com que elas migrem para um local úmido e frio, ambiente ideal para o desenvolvimento e reprodução do fungo.
“Depois de subir vegetação e morder as veias ou margens na parte inferior das folhas, as formigas infectadas morrem, mas continuam ligadas a planta pela mandíbula, onde servem como uma plataforma para o crescimento de novos fungos”, disse Raquel Loreto, uma das responsáveis pelo estudo.
Vários estudos estão sendo feitos a respeito das formigas zumbis, a fim de esclarecer por exemplo, como o fungo é capaz de controlar totalmente as ações delas e até que ponto são susceptíveis a esse tipo de parasitismo.
Fonte: Daily Mail