Cientistas anunciam a existência de mais um continente em nosso planeta
Nós aprendemos na escola que existem seis continentes no nosso planeta: o africano, o asiático, o europeu, o americano, a Oceania e o antártico, mas um grupo de 11 cientistas afirmou ter descoberto mais um continente, que foi batizado de Zelândia.
Os geólogos analisaram de dados obtidos por satélite e fizeram testes em amostras de rochas coletadas pelo “continente” e chegaram à conclusão que a Nova Zelândia e a Nova Caledônia formam um único continente.
Os pesquisadores afirmam que tanto a Nova Zelândia como a Nova Caledônia formam uma massa com 4,9 milhões de quilômetros quadrados.
Na realidade, esta proposta já existia, mas não havia dados necessários para comprová-la. Para se chegar a esta conclusão, eram necessários alguns critérios para classificar uma rocha como continente:
1. Se possui altitude elevada com relação à crosta oceânica.
2. Se a crosta é mais espessa e menos densa que o fundo do oceano circundante.
3. Se sua área é grande o suficiente para diferenciá-lo de um micro continente ou fragmento continental.
4. Se há presença de três tipos de rochas: as ígneas (ou vulcânicas), as metamórficas (criadas por calor e pressão) e as sedimentares (produto da erosão).
Os cientistas que propõem essa nova divisão de continentes reuniram muitas evidências, e é possível que outros geólogos concordem com as conclusões.
Fonte: MegaCurioso