Centenas de círculos parecidos com Stonehenge foram achados no Acre
Stonehenge é um famoso círculo de pedras localizado em Wiltshire, na Inglaterra, que possui aproximadamente 5 mil anos e cuja finalidade e origem ainda não se sabe ao certo.
Impressionantemente, círculos parecidos foram encontrados no Acre, na Floresta Amazônica e em centenas.
Segundo Sarah Knapton, do portal The Telegraph, a descoberta foi realizada por cientistas brasileiros e britânicos que utilizaram drones para capturar imagens aéreas da floresta no estado.
Os pesquisadores não encontraram círculos compostos por pedras, mas sim valas circulares que permaneceram cobertas pelas árvores durante séculos.
Eles não acreditam que as valas sejam demarcações de antigas aldeias indígenas. Os círculos provavelmente eram usados esporadicamente, e uma das suposições é que eles tenham servido como locais para a realização de rituais ou reuniões públicas.
Segundo os arqueólogos, Stonehenge possui 2,5 mil anos a mais do que os geoglifos do Acre, no entanto, possuem um período parecido de desenvolvimento social.
Ao que tudo indica, essa descoberta mostra que a Floresta Amazônica não permaneceu completamente intocada até a chegada da civilização moderna à região, e isso revela que houve interferência de seres humanos no local. No
entanto, os pesquisadores afirmam que isso não ocasionou a degradação da floresta.
Fonte: MegaCurioso