9 coisas que seu corpo faz e que você não tinha ideia de que eram mecanismos de defesa
Nosso corpo é algo fascinante. Ele possui diversos elementos com funções que muitas vezes nem imaginamos.
Alguns exemplos são os arrepios e o bocejo. Você sabia que eles têm funções importantes para nós?
É. A lista abaixo vai lhe explicar. Confira 9 coisas que seu corpo faz e que você não tinha ideia de que eram mecanismos de defesa:

1. Bocejar: o principal objetivo do bocejo é para esfriar o cérebro depois de ter sido superaquecido ou sobrecarregado.

2. Espirros: é a maneira do corpo se livrar de alérgenos, micróbios, poeira ou outras substâncias irritantes.

3. Alongamento: mesmo tempo que estende os músculos, restaura o fluxo sanguíneo e melhora a nossa disposição.

4. Soluços: quando comemos muito rapidamente, engolimos pedaços grandes de comida, ou simplesmente comemos demais, nosso nervo pneumogástrico pode ficar irritado, o que está intimamente ligado ao nosso estômago e diafragma. O resultado são os soluços.

5. Mioclonias: sabe quando acordamos assustados depois de termos a sensação de que estávamos caindo em um buraco? O corpo dá uma espécie de arranco e nós nos assustamos mesmo.
Este fenômeno é o resultado do fato de que quando você começa a cair no sono, a frequência da sua respiração cai rapidamente, ao passo que seu pulso diminui muito ligeiramente e os músculos estão relaxados.
Surpreendentemente, seu cérebro interpreta estes desenvolvimentos como prenúncio de morte. Então ele tenta salvá-lo, dando-lhe uma “sacudida”.

6. As rugas como estas, que aparecem em seus dedos, são uma forma de tornar mais fácil a aderência à superfícies lisas.

7. Perda de memória: muitas vezes acontece após a ocorrência das experiências mais desagradáveis. Nosso cérebro literalmente apaga os mais terríveis momentos de nossas mentes.

8. A função primária dos arrepios é reduzir a quantidade de calor que nosso corpo perde.

9. Lágrimas: servem como um instrumento de “defesa emocional”. Os cientistas acreditam que em situações de estresse o corpo cria uma nova e poderosa fonte de irritação, a fim de distrair uma pessoa da dor que está experimentando naquele momento.

Fonte: Brightside