8 razões provando que as crianças que crescem com cães são mais felizes
Quem é que consegue ficar triste na presença de um cão? Quem tem um cachorro sabe que ele é um ser muito fiel e realmente um grande amigo.
Mas você sabia que a presença deste animal pode fazer bem às crianças? Pois é, pode sim, e isso chega a benefícios que talvez você nem imagine.
A lista abaixo traz 8 motivos mostrando porque as crianças que crescem com cães são mais felizes.
Confira:
1. Pesquisadores do Canine Behaviour Centre at Queen’s University Belfast, Irlanda, descobriram que os donos de cães têm níveis de colesterol e pressão arterial mais baixos devido à presença de seus animais de estimação. A companhia do pet proporciona uma sensação de segurança que reduz os níveis de cortisol no corpo humano, resultando em menos ataques cardíacos.
2. Em um estudo finlandês, médicos descobriram que os bebês que vivem com um cão durante os primeiros 12 meses de suas vidas eram 33% mais propensos a não terem infecção respiratória ou doenças como a asma, em comparação com as crianças que não cresciam com um cão.
Os bebês expostos aos germes causados por viver com um cão experimentaram um aumento na força de seu sistema imunológico.
3. Pesquisadores e psicólogos concordam que ter um cão como confidente e amigo verdadeiro é benéfico para criação com qualquer tipo de autismo.
4. Quando um filhote de cachorro e seu dono criam um vínculo e amizade duradouros, e a cada vez que um interage com o outro, substâncias neuroquímicas (endorfinas, beta-endorfinas, ocitocina e dopamina) comumente ligadas a sentimentos positivos, são liberados no corpo humano.
5. De acordo com um recente estudo realizado na Universidade de Cincinnati, EUA, crianças que têm alergias a cães, mas que vivem com estes animais enquanto são jovens, são quatro vezes menos propensas a ter eczema.
6. Os cães podem ajudar as crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), segundo o psicólogo Jeff Hamilton. Ele sugere que estes animais podem ensinar as crianças a planejarem e manter uma agenda de cuidados constantes com os cachorros e também consigo mesmas.
7. Cães ajudam crianças e jovens a se tornarem confiantes: por exemplo, se uma criança que é muito tímida quanto a falar sobre os próprios problemas, pode desenvolver isso conversando com o animal.
8. As crianças aprendem a ser responsáveis, pois têm que alimentar o cão e dar água a ele, entre outras coisas.
Fonte: Familyshare