8 Coisas que hoje são comuns, mas que há algumas décadas não eram permitidas na TV
Hoje em dia muita coisa foi liberada e é vista como comuns. Mas antigamente essas mesmas coisas eram terminantemente proibidas na TV.
O que vemos como coisas comuns na televisão já sofreu muita censura, mas os tempos mudaram. Você sabia que, por exemplo, uma grávida não podia mostrar sua barriga na telinha?
Essas e outras coisas comuns que não podiam aparecer na TV você confere abaixo na lista que trazemos.
E acredite, não tem nem tanto tempo assim que essas coisinhas foram proibidas. Veja só:
1. Mencionar ou mostrar uma gravidez era um tabu
A série I Love Lucy, de 1951, foi a primeira na história da TV a mostrar uma gravidez. O pessoal tentou de todo modo esconder a barriga da gravidez, mas mesmo assim o episódio causou controvérsia.
2. Os casais dormiam em camas separadas nas TV
3. Banheiros não podiam ser exibidos
Os banheiros começaram a ser mostrados na tv a partir dos anos 80, e uma das primeiras séries a fazer isso foi Um Amor de Família, em 1989.
4. Até 1985 a menstruação não era uma realidade em comerciais na TV
Atualmente vemos muitos comerciais de produtos de higiene feminina, mas há 36 anos isso era absurdo. Courteney Cox foi a primeira pessoa a dizer a palavra “menstruação” na TV, em um comercial de absorvente interno em 1985.
5. Os umbigos das mulheres tinham que ficar escondidos
A atriz Barbara Eden, protagonista de Jeannie é um Gênio, sofreu durante as gravações da série. Ela ficou 4 anos tendo que esconder o umbigo com gestos incômodos.
Graças à Cher, nos anos 70, essa proibição caiu por terra. A cantora foi a primeira a mostrar a barriga, o que aconteceu no programa The Sonny & Cher Comedy Hour, mesmo contra a posição da emissora na época.
6. Relações inter-raciais eram impensadas
O tema foi motivo de grandes polêmicas, e assim as emissoras preferiam evitá-lo. Jornada nas Estrelas foi a primeira série a mostrar um beijo inter-racial, mas somente nos anos de 2000 isso tornou-se de fato masi habutual.
7. As primeiras cenas românticas entre casais homossexuais apareceram mais ou menos nos anos 2000
Um casal abertamente gay é algo recente na televisão. A partir dos anos 70 algumas produções decidiram colocar casais homossexuais em suas histórias, mas demonstrações de afeto eram sempre censuradas.
No ano de 2000 dois personagens da série adolescente Dawson’s Creek protagonizaram o primeiro beijo entre dois homens. Em 2001, a série Buffy, a Caça-Vampiros, apresentou o primeiro casal homoafetivo (Willow e Tara) em um relacionamento estável.
8. O movimento do quadril foi revolucionário
Mover o quadril é parte da essência de muitos gêneros de dança, mas em 1956, Elvis Presley causou controvérsia pela forma como se apresentava dançando na televisão nacional.
Fonte: Incrível, I Dream of Jeannie/ Screen Gems Television and co-producer