5 vezes em que a humanidade quase foi exterminada da Terra
Um novo relatório de riscos catastróficos globais, compilado por uma equipe da Universidade de Oxford, Inglaterra, fala sobre perigos que poderiam acabar com 10% ou mais da humanidade – entre eles o surgimento de vírus mortais.
Uma mudança climática catastrófica, uma guerra nuclear e desastres naturais (tais como supervulcões e asteroides) também poderiam representar um risco mortal para a humanidade, segundo os pesquisadores.
Diante destes fatos assustadores, a lista abaixo conta com 5 ocasiões em que a humanidade quase deixou de existir.
Confira:
1. A Peste bubônica, que surgiu na Europa em 1.347, matou entre 75 a 200 milhões de pessoas.
2. Os Neandertais, subespécie de humanos, acabaram congelados há muito tempo. Outros humanos mais evoluídos que eles conseguiram superar as adversidades das baixas temperaturas da época e sobreviveram.
3. Uma erupção vulcânica ocorreu em Toba, Indonésia, cerca de 70.000 anos atrás. Acredita-se que ela matou quase todos os humanos anatomicamente modernos vivos da época.
4. A gripe espanhola apareceu pela primeira vez em 1918. Estima-se que esta pandemia levou à morte de 50 a 100 milhões de pessoas.
5. EUA e URSS (Rússia, atualmente), potências nucleares rivais durante a Guerra Fria, poderiam ter acabado com o planeta se tivessem entrado em um confronto nuclear em 1962. Felizmente, após negociações (intensas), isso não aconteceu.
Fonte: Metro