12 coisas que não deveríamos jogar no ralo ou no vaso sanitário, mas que jogamos
Quem nunca jogou alguma coisa pelo ralo ou mesmo no vaso sanitário? Mas você sabia que tal prática pode levar ao entupimento desses locais?
Pois é, além disso, a atitude ainda contribui para que uma série de poluentes sejam despejados nos esgotos parando em algum rio ou até mesmo no mar.
A lista abaixo traz 12 coisas que não devemos jogar no ralo, mas que jogamos.
Confira:
1. Borra do café, pois costuma se acumular no interior dos canos caso a corrente de água não seja forte, entupindo-os.
2. Cascas de ovos deixadas dentro da pia. Normalmente se espera para coletar todas de uma vez, mas os pequenos pedaços (difíceis de serem pegos) acabam indo para o ralo, entupindo-o.
3. Gordura e óleos grudam em resíduos sólidos ao descerem pelo ralo, pois não se dissolvem em contato com água, causando entupimentos. Além disso elas podem ir para em locais onde haja espécies de animais e vegetais, causando a morte destes.
4. Sobras de alimentos que descem pelo ralo, como pele de galinha, manteiga ou sorvete, por exemplo, também podem causar entupimento.
5. Adesivos que vêm em alguns produtos de origem vegetal podem causar a obstrução de canos, mas também do sistema digestivo de alguns animais que venham a comê-los, como peixes e aves, por exemplo.
6. Areia para gatos jogada em vasos sanitários podem levar à contaminação de espécies que vivem em locais onde a água for levada, pois podem estar contaminadas por parasitas causadores da Toxoplasmose, que ficam presentes nas fezes do animal. Outro ponto é que a areia não se dissolve imediatamente, podendo causa problemas no sistema de drenagem.
7. Preservativos podem causar entupimentos de canos e até matar animais por asfixia.
8. Toalhas de papel e pedaços de algodão podem causar obstruções nas tubulações antes de se desintegrarem.
9. Lenços umedecidos também podem causar a obstrução em tubulações.
10. Alguns tipos de tinta, feitas à base de látex ou óleo, por exemplo, também podem causar o entupimento das tubulações.
11. Óleo de motor, fluidos de transmissão, entre outros tipos de substâncias líquidas utilizadas em automóveis são altamente poluentes.
12. Medicamentos jogados nos vasos sanitários.
Fonte: MegaCurioso