10 vulcões mais perigosos da atualidade que podem devastar planeta a qualquer momento
Os vulcões são potencialmente perigosos, mas um japonês foi indicado como sendo o de maior risco do mundo, e especialistas temem que ele possa desencadear um tsunami devastador quando tiver uma erupção, o que poderia ocorrer em breve.
Vulcanólogos disseram que é apenas uma questão de tempo para uma grande erupção acontecer na ilha de Iwo Jima, Japão, e que quando o evento chegar, poderá causar um tsunami de 25 metros de altura.
A onda teria potencia para devastar o sul do país e parte da costa da China, incluindo Xangai e Hong Kong.
Cientistas da Universidade de Manchester, Inglaterra, fizeram uma lista dos 10 vulcões mais perigosos do mundo que estão em perigo de erupção.
Todos eles possuem uma chance real de entraram em erupção nos próximos 100 anos, o que oferecerá risco de morte a mais de 1.000.000 de pessoas.
Esses vulcões, que não estão muito bem estudados, poderiam representar uma grande ameaça para a estabilidade regional e mundial.
O professor Albert Zijlstra afirmou: “Nós criamos esta lista para tentar destacar a necessidade de um melhor acompanhamento e preparação em muitas áreas do mundo”.
Ele também salientou que não há uma grande erupção em 200 anos, desde a que aconteceu no Monte Tambora, na ilha de Sumbawa, na Indonésia, em 1.815, afirmando que nunca houve uma grande erupção em um país moderno e desenvolvido, mas que para este século há chances.
O evento ocorrido no Monte Tambora foi a mais poderosa erupção já registrada e causou mudanças climáticas significativas.
A lista com os 10 vulcões pode ser confira abaixo:
1. Iwo Jima, Japão.
2. Chiltepe / Apoyeque, Nicarágua.
3. Campei Flegrei, na Itália.
4. Mount Aso, Japão, que ameaça Kumamoto e Nagasaki.
5. Trans México Volcanic Belt, México, ameaçando Cidade do México, Pueblo, e Toluca.
6. Gunung Agung, Indonésia, ameaçando Bali.
7. Monte Camarões, ameaçando Buea e Douala.
8. Taal, Filipinas, ameaçando Manilla.
9. Mayon, nas Filipinas, ameaçando Legazpi.
10. Gunung Kelud, Indonésia, ameaçando Malang.
Fonte: Mirror