10+ hábitos comuns na cultura tailandesa que são bem estranhos para nós
A cultura de um país pode ser algo bem diferentes e soar até estranho para nós, que estamos acostumados com coisas e rotinas opostas. E isso pode ser facilmente observado quando se tenta entender a vida tailandesa.
As tradições e costumes do povo na Tailândia é bem diferente da nossa. Muitos podem achar um absurdo o que eles fazem ou pensam, mas é apenas uma questão de perspectiva.
Assim sendo, o que para nós é estranho, para eles é normal, e eles pensam da mesma forma que nós, é claro.
Abaixo trazemos uma lista de curiosidades desse povo. Veja só:
1. Mulheres tailandesas não se interessam em pegar sol, porque busca tons de pele mais claros.
2. Há três formas de cumprimentos formais. Mas além disso existe um último para aqueles que não conseguiram se decidir entre os três primeiros
O cumprimento “wâi” talvez seja um dos primeiros que você escute ao chegar no país. É acompanhado de uma curvatura do corpo com as mãos juntas à frente do peito. Esse gesto é usado não apenas para cumprimentar, mas também para mostrar respeito. Pode ser realizado de três formas diferentes:
- com os polegares tocando o queixo — para amigos e colegas;
- com os polegares tocando o nariz — para pessoas mais velhas;
- com os polegares tocando a testa — representa o maior nível de respeito, para, por exemplo, se comunicar com a realeza.
Se estiver na dúvida de qual usar, apenas coloque as mãos à frente do peito e se curve levemente. Na verdade, turistas não têm a obrigação de fazer isso; um simples sorriso será suficiente.
3. Colocar as pernas sobre mesas, cadeiras ou outras superfícies é visto como um insulto
Mostrar a sola dos pés, ou apoiá-los sobre mesas ou cadeiras, pode ser visto como um sinal de má-educação. Isso porque esse povo acredita que a sola dos pés é a parte mais suja do corpo. Por isso eles sempre lavam os pés quando chegam em casa.
É claro que eles respeitam quando se trata de turistas, mas se puder evitar afrontar a cultura, melhor pra todo mundo.
4. A cabeça é considerada, por muitos, a parte mais sagrada do corpo
5. Muitos moradores locais são obcecados por inaladores, usando para se energizarem e tratar coriza ou dor de cabeça
6. Muitas crianças recebem dois nomes ao nascerem, e o segundo pode ser bastante incomum (nos últimos anos se tornou comum sobrenomes como Pepsi, Benz, Pancake, Golf, Wi-Fi…)
7. Não é tão fácil encontrar papel higiênico em banheiros públicos, existe um bidê para substituí-los (e o sistema de canalização é diferente, portanto jogar papel no vaso sanitário cria enormes chances de entupimento)
8. O papel higiênico pode ter outras funções, como guardanapos, limpeza de mesas e até do rosto
9. Saias e vestidos curtos geralmente são usados de uma forma diferente, por baixo de outras peças – o país ainda é bem conservador
10. O lixo representa um problema grave no país: muitas pessoas o jogam nas ruas sem qualquer receio
11. É bastante comum encontrar casais com grande diferença de idade
12. Os temas sobre água quente e água potável na Tailândia são polêmicos, já que é comum haver falta de água em estações mais secas. Além disso eles quase não utilizam água quente em chuveiros ou torneiras, e para lavar frutas compram galões de água pura, não usando da torneira
13. Em muitos apartamentos, não há cozinhas “comuns”, mas sim chapas improvisadas nas varandas. Comidas típicas têm cheiro forte, e por isso eles costuma comprar comida fora. Mas alguns habitantes possuem pequenos fogões e pequenas geladeiras em suas casas
Fonte: Incrível