10 doenças raras e bizarras que você nem sabia que existiam
Todos nós sabemos que existem diversas doenças e, com o passar do tempo, outras vão sendo descobertas.
Diversas síndromes, infelizmente, não têm cura e algumas são bem raras.
A seguir, veja uma lista com 10 doenças raras e bizarras que você nem sabia que existiam.
Dá só uma olhadinha:
1. Síndrome de Cotard: conhecida também como de Síndrome Do Cadáver Ambulante, caracteriza-se pela ilusão dos pacientes que acreditam estarem mortos, sem alguns órgãos ou até mesmo sem a alma. Existem relatos de pessoas que vagaram em cemitérios, pois acreditavam não mais estarem vivas.
2. Síndrome de Capgras e Síndrome de Frégoli: as duas doenças envolvem delírios na identificação das pessoas. Os que sofrem da Síndrome de Capgras começam a reconhecer as pessoas próximas como impostores idênticos. Enquanto a Síndrome de Fregoli é um transtorno psicológico que leva o paciente a crer que diferentes pessoas são, na verdade, apenas uma mudando de rostos, se disfarçando e se passando por outras. As duas doenças são frequentemente associados a pessoas que sofrem de Esquizofrenia Paranoide.
3. Síndrome da fermentação intestinal: é uma doença rara em que os afetados ficam embriagados sem consumirem álcool. É ocasionada pela presença excessiva de leveduras no intestino, que transformam açúcares em álcool.
4. Auto-canibalismo: quem sofre dessa doença sente grande necessidade de consumir partes do próprio corpo conscientemente e subconscientemente.
5. Latah: é uma doença predominantemente da Malásia e Indonésia, e caracteriza-se por reações explosivas e ações exageradas ocasionadas, entre outras coisas, pela excitação e surpresas repentinas. Trata-se de um quadro histérico diferente, e os sintomas incluem ações exageradas e involuntárias como rir, gritar, jurar, e gritar palavras vulgares.
6. Porfiria: é um conjunto de várias doenças herdadas e adquiridas. O que acontece é que uma substância chamada porfirina, que se acumula no corpo, ocasiona danos na pele e no sistema nervoso dos indivíduos afetados.
7. Mamilo Supranumerário: trata-se do crescimento anormal do tecido mamário, que desenvolve uma espécie de terceiro mamilo. Pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres.
8. Ictiose Arlequim: é caracterizada pelo engrossamento da camada de queratina na pele fetal e ocasionada por mutações ocorridas no gene ABCA12. A pele fica descamada podendo esticar-se, forçando os lábios e pálpebras a virarem do avesso.
9. Síndrome de Proteus: é caracterizada pelo crescimento assimétrico da pele e do osso, e é gerada por uma mutação no gene AKT1. Trata-se de uma doença muito rara, com pouco mais de 100 casos no mundo todo.
10. Argiria: é caracterizada pela cor azulada/cinza da pele, no corpo todo ou em apenas uma parte, depois de o paciente ficar muito exposto a elementos químicos da prata. Trata-se de um problema que não tem cura, no entanto, o tratamento a laser tem sido utilizado e mostrado resultados.
Fonte: Tudo Interessante