10 características do sistema educacional japonês que fazem com que o país seja invejado
Os japoneses são conhecidos por sua inteligência, boa saúde, educação, bem como outras características que fascinam muitas pessoas no mundo inteiro.
Mas o que é que faz deste país tão admirado no mundo inteiro? Talvez a resposta seja seu sistema educacional.
Se você ficou curioso, pode ler a lista abaixo que traz 10 características do sistema educacional do Japão.
Confira:
1. Antes dos 10 anos de idade os alunos têm seu caráter formado. Só depois eles passam a ser jugados pelo que aprenderam, ou seja, a fazer provas. Antes disso, recebem apenas pequenos testes.
2. O ano letivo deles muitas vezes coincide com um dos mais belos fenômenos naturais – a época da flor de cerejeira. O ano letivo é dividido em 3 trimestres: 01 de abril – 20 de julho, setembro 01-26 dezembro e 7 janeiro-março 25. Os estudantes japoneses têm 6 semanas de férias durante o verão e intervalos de duas semanas no inverno e na primavera
3. Os estudantes têm que limpar a escola. Durante a limpeza, os alunos são divididos em pequenos grupos. Gastando seu próprio tempo e esforço varrendo, esfregando, e limpando, as crianças respeitam o seu próprio trabalho e também o dos outros.
4. As refeições saudáveis e equilibradas. Todos os estudantes fazem as refeições nas salas de aula e junto do professor.
5. Muitos alunos participam de oficinas fora da escola.
6. Além de temas tradicionais, os estudantes também aprendem caligrafia japonesa e poesia.
7. Quase todas as escolas de ensino médio exigem que seus alunos usem uniformes escolares. Objetivo é remover as barreiras sociais entre os alunos e levá-los em um clima de trabalho.
8. A taxa de frequência escolar no Japão é de cerca de 99,99%. Os estudantes não matam aulas nem chegam atrasado à escola.
9. Um único teste decide futuro dos alunos. Ao fim do ensino médio os estudantes podem escolher para qual universidade querem ir, mas precisam ter uma determinada nota para isso – e a concorrência é alta.
10. No Japão os anos de faculdade são muitas vezes considerados os melhores anos da vida de uma pessoa. Às vezes os japoneses chamam esse período de “férias” antes do trabalho.
Fonte: Brightside