Como acalmar seu cão durante os fogos de artifício?
Se você tem um cãozinho de estimação, provavelmente já percebeu o quanto ele fica assustado nos momentos em que escuta os fogos de artifício. Segundo especialistas, as reações dos animais quando escutam tais sons são equivalentes ao transtorno de estresse pós-traumático em humanos.
Dessa forma, não é fácil tratar o problema, ainda mais sabendo que, devido à falta de controle cognitivo e a incapacidade de racionalizar e analisar suas ansiedades fazem com que os cachorrinhos sofram ainda mais.
Não se sabe exatamente o que provoca a fobia a ruídos aos animais, como bombas e trovões, por exemplo. Apesar disso, é confirmado que algumas raças sofram mais que outras por conta de tais barulhos.
Os principais sinais do problema costumam surgir no seu primeiro ano de vida, e a fobia tende a piorar com o passar do tempo. Então, como cuidar desse problema com meu cãozinho?
Abaixo é possível conferir algumas dicas para saber o que fazer com seu cachorrinho nos momentos dos fogos de artifício:
1 – Vista seu cão ou o mantenha envolto por algo que exerça uma pressão constante sobre seu corpo (até um abraço apertado pode ser dado).
Vale lembrar que, no caso da roupinha, é melhor que acostume o animal a usá-la fora dos dias de muitos ruídos, já que, vestindo a mesma apenas em tais ocasiões possa fazer com que ele associe os sons a ela.
2 – Outra dica é usar a “DAP-terapia”, ou seja, o uso do feromônio apaziguador de cães. O produto é feito com base em feromônios liberados por fêmeas lactantes, os quais dariam ao animal a sensação de segurança e bem-estar. Eles podem ser encontrados na forma de difusor de ambientes ou até em coleiras que liberam a substância.
3 – Evitar levar o cachorro para o local onde ocorre a festa. É melhor mantê-lo dentro de casa, onde se sente mais seguro.
4 – Se estiver em casa com ele, converse durante o barulho usando palavras de conforto para acalmá-lo.
5 – Feche as janelas e portas tentando bloquear o máximo possível dos ruídos. Isso também evita que ele fuja e se machuque.
6 – Caso seu cão cave buracos ou arranhe a mobília, não brigue com ele. Essa é uma forma de ele liberar seu estresse no momento.
Fonte: io9