Cirurgiões planejam realizar primeiro transplante de cabeça do mundo dentro de dois anos
Dois cirurgiões, um chinês e um italiano, desejam realizar o primeiro transplante de cabeça do mundo dentro de dois anos.
O neurocirurgião italiano Dr. Sergio Canavero fez uma palestra na reunião anual da “American Academy of Neurological and Orthopaedic Surgeons” tentando recrutar médicos que estariam dispostos a ajudá-lo a realizar a operação inovadora.
Aparentemente, ele encontrou seu parceiro: Ren Xiaoping, um cirurgião chinês.
De acordo com Sergio, um transplante bem sucedido de cabeça irá mudar o curso da história humana resolvendo condições médicas anteriormente incuráveis.
Ele também afirmou que Ren é a única pessoa no mundo capaz de liderar este projeto.
O chinês em questão já realizou quase 1.000 cirurgias do tipo em roedores, embora o rato que sobreviveu pelo período mais longo o tenha feito por um dia.
Sergio e Ren planejam estabelecer uma equipe médica internacional e um cientista russo, de 30 anos de idade, que possui distrofia muscular, pode ser o primeiro paciente.
No entanto, ambos admitem que haja muitas dificuldades técnicas que envolvem o sistema nervoso, vasos sanguíneos e a medula espinal, o que pode resultar na rejeição da cabeça pelo corpo.
O projeto complicado poderia acontecer em menos de dois anos.
Fonte: Shanghaiist