Bebê de 25 dias, prestes a morrer, se torna o mais jovem doador de órgãos
Um bebê de apenas 25 dias de vida se tornou o mais jovem doador de órgãos da China após seu fígado ser transplantado para salvar a vida de uma criança de 10 meses de idade. O menino salvo sofria de encefalopatia hepática.
A operação foi realizada recentemente no Hospital The Third Filiado da Universidade Sun Yat-sen, em Guangzhou, depois que o bebê, chamado Xiaoyu, ficou gravemente doente.
Xiaoyu e seu irmão gêmeo nasceram em 30 de maio, e logo depois ele foi diagnosticado com doença cardíaca congênita complexa. “Os médicos nos disseram que aquilo não era absolutamente um bom sinal”, disse o pai de Xiaoyu, de sobrenome Liu.
Liu levou o filho para um Centro Médico Infantil de tratamento no dia 20 de junho. Quatro dias depois a criança foi havia se recuperado de hipoxemia grave, mas devido a sintomas de insuficiência cardíaca, ela não pôde se recuperar completamente.
“Eu não quero que meu filho venha e deixe o mundo dessa forma. Espero que ele possa deixar algo para o mundo e que sua vida seja útil de outra maneira”, disse Liu.
Na tarde de 24 de junho, com a presença dos coordenadores da Cruz Vermelha Provincial, os cirurgiões do hospital removeram o fígado de Xiaoyu e completaram a operação de transplante.
Segundo os médicos, o receptor do órgão era um menino de 10 meses de idade, que sofre de encefalopatia hepática e o transplante de fígado era a única coisa que poderia ajudá-lo.
Especialistas acrescentaram que é muito difícil realizar uma operação de transplante com fígado de uma criança tão jovem, porque os vasos sanguíneos do órgão e do ducto biliar são tão sedosos como as “asas da cigarra”. A operação durou cinco horas e 30 minutos. O paciente bebê acordou e começou a respirar, o que significa que a operação foi comprovada até agora como um sucesso.
Fonte: Shanghaiist