Você sabe o que faz o pênis ficar rígido?
Para que a rigidez do pênis ocorra, os tecidos devem estar saudáveis, além de que uma rede complexa de sinais neurais aja em harmonia. Esse processo é complexo e abaixo está explicado de maneira sucinta.
Para que o órgão fique “pronto para o ato”, é necessária a participação de algumas estruturas: o “corpo esponjoso” e dois “corpos cavernosos”.
Os corpos cavernosos, estruturas que se estendem uma ao lado da outra por todo o comprimento do membro, dão suporte ao órgão, o que permite o movimento íntimo, devido à sua base firmemente presa aos lados opostos das pélvis.
As artérias que fornecem o sangue necessário para que a rigidez aconteça vêm desses corpos, entretanto, só o sangue não dá conta do recado.
A “túnica albugínea”, uma espécie de parede feita de colágeno, uma proteína, possui fibras de colágeno em grande densidade e organizadamente distribuídas.
Quando ativado, os músculos da região recebem ordens do cérebro para relaxarem, o que abre as artérias e deixa o sangue fluir a fim de equilibrar a pressão do órgão genital masculino com a pressão do restante do corpo.
Após a entrada do líquido, as fibras de colágeno se expandem e prendem o sangue em uma quantidade certa, e o pênis se encontra pronto para o ato.
Fonte: MegaCurioso