Qual a diferença entre Celular e Smartphone?
Para muitas pessoas celulares e smartphones são exatamente a mesma coisa, mas na realidade não é bem assim, os celulares são aparelhos que tem como principal finalidade a comunicação enquanto os smartphones já são uma espécie de mini-computador de bolso.
Se observado apenas este ponto já torna-se visível a diferença, mas para o conceito ficar bem explicito ao longo deste texto explicaremos mais a fundo as diferenças entre os tipos, começando pelo entendimento de quando surgiram os aparelhos celulares e como eles evoluíram até os smartphones.
O desenvolvimento da telefonia móvel e de seus aparelhos
O celular é uma invenção antiga, que foi conhecida comercialmente no Brasil durante a década de 90. E convenhamos, de lá para cá os aparelhos mudaram muito, tanto em modelos quanto em funcionalidades.
A princípio os celulares eram enormes, depois tornaram minúsculos, e então foram adicionados diversos recursos como câmera, rádio, player de música, televisão, entre outros; Neste momento os celulares já estavam praticamente irreconhecíveis frente aos primeiros de sua espécie, e isto impulsionou uma evolução.
Foi então que nos anos 2000, quando os celulares já possuíam os mais diversos recursos que surgiu o conceito de smartphone (telefone inteligente), uma espécie de palm-top (computador de mão) que permitia a instalação de programas diversos (aplicativos) e conservava todas as principais funcionalidades dos celulares.
Isto foi e ainda é uma maravilha tecnológica.
Foi a transformação que inseriu de um lado os celulares e de outro os smartphones, deixando claro que a possiblidade de instalação de aplicativos e gerenciamento do sistema robusto é a principal característica que separa celulares e smartphones.
Alguns exemplos de Smartphones
Alguns exemplos de Smartphones são os aparelhos de telefonia móvel que contenham o sistema operacional Android ou então o Windows Phone, e também os modelos de iPhone e BlackBarry.
Os aparelhos Galaxy da Samsung, por exemplo, são Smartphones que tem o Android como sistema operacional e a Play Store, da Google, como fonte de aplicativos (embora estes possam ser instalados diretamente também).
Já os iPhones da Apple são gerenciados pelo sistema IOS e tem como principal fonte de aplicativos a App Store.
O mesmo vale para os Nokia Lumia que vêm com o Windows Phone 8 instalado e possuem a Windows Store como loja de aplicativos.
Então a diferença entre celular e smartphone está no sistema operacional e na possibilidade de instalação de aplicativos?
Sim, basicamente é esta a diferença entre celulares e smartphones.
Existem celulares que permitem a instalação de aplicativos, mas daqueles aplicativos em .java ou .jar, uma tecnologia já antiga que não é muito utilizada em smartphones.
Então atente-se, se o aparelho não possuir sistema operacional Android, IOS, Windows Phone ou BlackBarry, não considere-o como um smartphone, mas sim como um celular.