Borracheiro se transforma em juiz federal após estudar em 200 quilos de resumos
A história do juiz federal Rolando Valcir Spanholo, de 38 anos, é um exemplo de superação com determinação. Ele se chegou ao cargo que ocupa após trabalhar como borracheiro e estudar quilos de resumos diariamente.
Rolando nasceu na cidade de Sananduva, no Rio Grande do Sul, e junto com seus quatro irmãos, trabalhou desde pequeno consertando pneus e lavando carros.
De família humilde, seus pais fizeram todos os sacrifícios necessários para que os filhos estudassem Direito em uma faculdade a 250 km de casa.
Os estudos de Rolando foram pagos graças às costuras de edredons, cortinas e bordados que todos os irmãos se dedicavam a fazer.
O homem trabalhou com vendas, e suas faltas no curso de Direito começaram a se tornar mais frequentes. Mesmo assim ele lia os resumos dos colegas de trabalho e tirava cópia, já que eles conheciam a dificuldade de Rolando.
Mesmo tendo ficado 10 semestres na graduação, ele resolveu seguir adiante com os estudos e desejou se tornar professor em magistrado.
Na Escola Superior de Magistratura, Rolando estudou bastante e tentou diversos concursos, mas nunca conseguia. Nesse período ele acabou abandonando um pouco os estudos, já que a esposa, em 2003, ganhou seu primeiro filho.
Apenas em 2010 Rolando retomou o sonho. Ele não tinha recursos para retomar os estudos, e então criou uma técnica para se lembrar do que havia aprendido na graduação, o que o permitiu se preparar para o concurso para juiz federal.
Depois de 4 anos grifando leis, relendo anotações e resumindo provas e informativos de tribunais superiores, Rolando acumulou 200 quilos apenas em resumos.
O material ficou separado em 34 caixas, e, com todo o esforço, ele foi aprovado em novembro de 2014.
Fonte: Hypeness