Médicos encontram sangue verde em paciente
Uma equipe médica do Canadá descobriu há alguns anos algo no mínimo diferente em um de seus pacientes. O homem que passava por uma cirurgia tinha sangue verde escuro.
O paciente passava por uma operação por conta de um problema de circulação nas pernas, e foi necessária a implantação de um cateter para a remoção dos tecidos que bloqueavam o fluxo do sangue.
A cor do sangue era modificada por conta de uma condição rara, chamada sulfaemoglobinemia. O problema ocorre quando um átomo de enxofre se incorpora a uma molécula de hemoglobina, evitando que ela seja ligada ao oxigênio. O caso pode ocorrer devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, como as sulfonamidas.
Posteriormente, os médicos descobriram que, no caso do paciente de 42 anos, o problema estava ligado ao uso da droga sumatriptan. O homem tomava doses superiores às recomendadas a fim de aliviar suas crises de enxaqueca.
O caso bizarro ocorreu em 2005. Em 2009, dois pacientes pediátricos foram diagnosticados com a mesma condição depois que acidentalmente ingeriram sulfato de hidroxilamina. A substância era usada por um membro da família das crianças a fim de limpar sapatos. Os pequenos foram internados na UTI, e tiveram que passar por uma transfusão de sangue antes de serem liberados uma semana mais tarde.
Fonte: Megacurioso