Cinco homens são envenenados ao comerem parte proibida de peixe em restaurante
Um total de 5 homens foram envenenados no Japão, depois de aparentemente pedirem para um restaurante lhes servir partes proibidas dos peixes mais tóxicos do mundo.
Os rapazes foram jantar na última sexta-feira (27 de fevereiro) à noite, na cidade ocidental de Wakayama, quando comeram fígado de peixe, o que levou a vômitos e dificuldades respiratórias a eles na manhã seguinte.
O baiacu ou fugu, em japonês é considerado o grupo mais tóxico do mundo de peixes, e seus fígados, ovários e pele contêm tetrodotoxina, 100 vezes mais letal que o cianeto.
No entanto, comer a carne do peixe é uma tradição no Japão, onde os clientes ricos jogam roleta russa em restaurantes durante jantares, ingerindo partes tão finas que chegam a serem transparentes.
De acordo com um oficial de saúde da cidade, os homens pediram para comer a parte tóxica, região proibida do peixe – para terem a sensação de formigamento que ela produz nos lábios de quem os ingere.
O formigamento é apenas o primeiro sintoma de envenenamento por tetrodotoxina, e é visto como um momento de emoção para os amantes do peixe.
Mas se a toxina é servida em quantidade significativa, em seguida paralisa os músculos, sufocando as vítimas, uma vez que atinge o peito e diafragmas enquanto elas ainda estão conscientes.
O oficial de saúde disse que os homens tinham 40 a 50 anos, e o restaurante foi fechado por cinco dias para uma investigação.
Chefes que desejam servir baiacus precisam treinar por dois anos, e cerca de um terço dos candidatos são reprovados. Não se sabe qual espécie exata de baiacu as vítimas comiam.
Fonte: Daily Mail