É oficial! Estudo afirma que dinheiro não compra felicidade
O dinheiro realmente não pode comprar a felicidade, afirma um estudo.
Mas, ter uma boa quantia no banco faz as pessoas se sentirem menos tristes do dia-a-dia.
O psicólogo Kostadin Kushlev sugeriu que o efeito pode ser, em parte, ligado ao sentimento reconfortante. O relatório concluiu: “O dinheiro pode ser uma ferramenta mais eficaz para reduzir a tristeza do que aumentar a felicidade.”
Apesar de vasta pesquisa anterior explorando a relação entre renda e felicidade, nenhuma investigação em grande proporção já havia examinado a relação entre a renda e a tristeza.
“Nós mostramos que maior renda está associada a experimentar menos tristezas diariamente, mas não tem qualquer influência sobre a felicidade diária,” menciona o relatório.
Ele sugeriu que o dinheiro proporciona grande conforto para lidar com situações de emergências, como um vazamento no telhado que precise de conserto, uma batida de carro, entre outros.
O estudo norte-americano destacou que a felicidade e tristeza são “estados emocionais diferentes, ao invés de opostos diametrais.”
O relatório acrescentou: “Eu espero que nós possamos melhorar a nossa compreensão sobre o que faz as pessoas mais felizes, e educa-las a fazer escolhas melhores em suas vidas.”
Fonte: Metro