Oitenta pessoas detém metade da riqueza mundial
Um relatório divulgado pela ONG britânica Oxfam mostrou que apenas 80 pessoas no mundo detêm a mesma riqueza que a metade da população mundial, equivalente a 3,5 bilhões de pessoas.
As informações, com dados baseados no ano de 2014, mostraram um aumento da desigualdade, que em 2013 tinha 85 bilionários.
Um exemplo do aumento da desigualdade pode ser visto quando comparado ao ano de 2009, quando o número de bilionários era de 388.
A parcela do 1% mais rico da população mundial está próxima de controlar a maior parte da riqueza global. O grupo detinha 48% de toda a riqueza mundial no ano passado, frente a uma fatia de 44% em 2009. A previsão agora é de que a participação deva passar de 50% em 2016.
O alerta foi direcionado aos participantes do Fórum Econômico Mundial de Davos, que é realizado na Suíça, está semana.
De acordo com a Oxfam, o aumento da desigualdade está restringindo a luta contra a pobreza global e diz que, apesar do tema estar na agenda mundial, as diferenças estão maiores.
A ONG informou que irá pedir no encontro em Davos, que tem início na quarta-feira, que sejam tomadas atitudes para lidar com a crescente desigualdade.
Segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg, os mais ricos do mundo adicionaram US$ 92 bilhões às suas fortunas em 2014. O maior beneficiado foi o fundador do site de e-commerce chinês Alibaba, Jack Ma, seguido pelo megainvestidor, Warren Buffett e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
Fonte: Huffington Post