Médicos removem a maior pedra nos rins já vista, com quase 1 quilo
Médicos removeram uma enorme pedra nos rins pesando quase 1 quilo.
Um homem do Sri Lanka, Canistus Coonghe, bateu o recorde mundial ao ter a maior pedra nos rins já registrada. A massa enorme, que se assemelhava a uma cebola, era ainda maior do que o próprio rim do paciente aposentado.
De acordo com o Guinness World Records, a pedra media impressionantes 13,37 cm de comprimento e 10,55 cm de largura, o equivalente a 5,26 polegadas (913,37 cm) de comprimento e 4,15 polegadas (10,55 cm) de largura. Além disso, pesava incríveis 800g (1,76 lb), o que é aproximadamente o mesmo peso de um pedaço de pão ou uma grande caixa de cereal.
A pedra nos rins de Coonghe se tornou a maior e mais pesada já registrada. Para ter uma ideia do tamanho, ela pesava o mesmo que um gatinho de oito semanas.
Pedra nos rins gigante
O procedimento cirúrgico para remover a pedra foi realizado pelo cirurgião do exército Dr. Kugadas Sutharshan no Hospital do Exército, em Colombo, Sri Lanka. Surpreendentemente, apesar de estar alojada no rim direito de Coonghe, seus órgãos funcionavam bem.
Os cálculos renais, geralmente compostos por minerais como o cálcio, podem causar dor intensa ao passarem pelos ureteres dos rins para a bexiga. Sem tratamento adequado, podem levar a infecções e danificar o órgão.
Existem diferentes métodos para lidar com cálculos renais, incluindo tratamento conservador, cirurgia ou a utilização de ondas de choque de alta frequência para quebrá-los em pequenos fragmentos, dependendo do tamanho e da localização das pedras.
Para prevenir cálculos renais, é recomendado beber bastante água e garantir que a urina esteja com uma cor pálida, o que indica uma boa hidratação.
Canistus Coonghe agora detém o recorde mundial da maior pedra nos rins já registrada, superando o recorde anterior de 616g (1,36 lb) estabelecido por um paquistanês em 2008. Além disso, a pedra removida de Coonghe é a mais longa já registrada, medindo 13 cm (5,11 polegadas), superando a pedra de 13 cm removida cirurgicamente de um homem indiano em 2004.
Fonte: DailyMail