6 aparelhos domésticos que mais consomem energia
Agora você conhecerá 6 aparelhos domésticos que mais consomem energia dentro da sua casa.
Sabemos que a energia elétrica é sempre uma vilã no orçamento de uma família, que muitas vezes precisa fazer as contas para conseguir pagar todas as despesas do mês.
Então nada melhor do que descobrir o que mais consome energia elétrica dentro de casa para começar a mudar os hábitos e economizar.
Então, entre os aparelhos que consomem mais energia, veja qual você tem em casa e pense a respeito sobre desliga-los quando possível.
6 aparelhos que mais consomem energia em casa
Decodificadores (set-top boxes)
Decodificadores que usamos para assistir TV não consomem apenas quando estão ligados, já que trabalham como minicomputadores que se comunicam com fontes de conteúdo remoto ou gravam programas enquanto você está fora. E isso os torna muito consumidores de energia.
“O problema com os decodificadores é que eles nunca desligam e quase sempre consomem seus requisitos de energia, mesmo quando pensam que o desligaram”, disse Noah Horowitz, cientista sênior do Natural Resources Defense Council (NRDC). “Se você tem um DVR em sua TV principal, e um decodificador normal em uma segunda TV, isso poderia se igualar ao uso de energia de uma nova geladeira”.
Carregadores de bateria
Muitos dos dispositivos que usamos normalmente, como telefones celulares a ferramentas elétricas, possuem bateria recarregável. Mas elas são vilãs e consomem muita energia.
Forno de micro-ondas
Os fornos micro-ondas consomem bastante energia também. Segundo um estudo do Projeto de Consciência de Padrões de Aparelhos, o micro-ondas normal é usado apenas cerca de 70 horas por ano. Durante os outros 99% do tempo, ou 8,69 mil horas, eles consome até 35 quilowatts-hora em “poder de vampiro” para iluminar o relógio e manter controles de botão eletrônico no modo de espera.
Consoles de jogos
Os consoles de jogos como Xbox e PlayStation também são importantes no que diz respeito à energia elétrica, já que consomem bastante.
“Eles possuem um botão liga/desliga, que coloca o console em um modo de espera com menos de um watt de uso de energia, que é o que deve ser – eles funcionam muito bem”, afirmou Horowitz. Infelizmente muitos usuários não desligam as unidades ou desligam a televisão, mas deixam o console ligado – um erro caro.
“Se você executar o console 100% do tempo porque você não o desliga, ele poderia custar-lhe 100 dólares (cerca de 320 reais) extras por ano”, disse ele. Os consoles hoje são fornecidos com um recurso de desligamento automático que inicia o modo de espera após períodos de inatividade. Unidades mais antigas também têm o recurso, explicou Horowitz, mas exigem que os usuários acessem o menu e certifiquem-se de que o modo de economia de energia do dispositivo está ativado.
Bombas para piscina
Quem tem piscina em casa precisa usar bombas, mas elas também consomem muita energia.
“Um refrigerador médio usa cerca de 500 quilowatts-hora por ano, enquanto a média da bomba de piscina usa 3,5 mil quilowatts-hora por ano”, revela Marianne DiMascio. “Então, nós buscamos obter essas bombas mais eficientes em piscinas.”
Fonte: NationalGeographicBrasil