Beber duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar risco de morte por doença cardíaca
Um estudo revelou que pessoas com pressão arterial elevada podem dobrar os riscos de morte por doença cardíaca se beberem duas ou mais xícaras de café por dia.
Pesquisadores japoneses descobriram que pessoas cuja pressão arterial estava acima de 160/100 mmHg – considerada extremamente alta – tinham duas vezes mais chances de morrer de problemas cardíacos. Isso em comparação com pessoas com níveis mais baixos.
Curiosamente, o risco elevado não se aplica a pessoas com pressão alta que não são consideradas graves.
Se o café é bom ou não para a saúde, o tema há muito tempo é debatido pelos cientistas. Estudos anteriores descobriram que várias xícaras de café por dia podem reduzir a mortalidade de todas as causas, enquanto outros ligaram a bebida ao câncer.
A cafeína
A cafeína, o ingrediente mais notável do café, é conhecida por aumentar a pressão sanguínea e a frequência cardíaca de uma pessoa por um período temporário.
Ainda não está claro se o consumo consistente de café pode causar aumentos de longo prazo na pressão arterial, colesterol ou outros efeitos nocivos ao coração.
Os pesquisadores, que publicaram suas descobertas no Journal of the American Heart Association, avaliaram como beber café e chá verde todos os dias pode afetar a saúde do coração.
O estudo incluiu quase 20.000 participantes, sendo mais de 12.000 mulheres e mais de 6.570 homens que viveram no Japão de 1990 a 2009.
Os dados foram coletados do Japan Collaborative Cohort Study for Evaluation of Cancer Risk. Se trata de um estudo anual que determina o risco de câncer com base nas escolhas de estilo de vida.
Pesquisa realizada
Como parte da pesquisa anual, os participantes relatariam seus hábitos alimentares, como a quantidade de café que bebiam por dia.
Eles também relatariam problemas de saúde com os quais foram diagnosticados, incluindo hipertensão.
Os pesquisadores dividiram a amostra da população em cinco grupos. O primeiro grupo foi o grupo ideal, com uma pressão arterial saudável de 130/85mmHg.
O segundo foi um grupo com pressão arterial mais alta, mas ainda saudável, em 130/85mmHG.
Qualquer pessoa com pressão arterial superior a 140/90mmHG foi considerada hipertensa.
Pacientes com pressão arterial abaixo de 160/100mmHG foram colocados na categoria 1, e aqueles acima da categoria 1, mas abaixo de 180/110mmHG, na categoria 2.
Qualquer participante com pressão arterial superior a 180/110 mmHG foi colocado na categoria 2.
Mortalidade
O consumo de café não teve ligação com a mortalidade por doenças cardíacas em nenhum dos grupos, exceto na categoria 3. O chá verde não teve ligação com a morte cardiovascular em nenhum dos grupos.
Para o grupo com a pressão arterial mais alta, os pesquisadores descobriram que beber duas xícaras de café por dia aumentava em duas vezes o risco de morte por doença cardíaca. Isso durante o período do estudo.
Curiosamente, não houve risco aumentado notável para pessoas que beberam apenas um copo.
As pessoas que bebiam mais café também eram mais propensas a serem mais jovens, fumantes, alcoólatras, com colesterol mais alto, pressão arterial mais baixa e dietas piores.
Fonte: DailyMail