Qual o significado de narcisismo
Você já deve ter escutado essa palavra, mas muitas vezes não sabemos qual o verdadeiro significado de narcisismo.
Mas não se preocupe, agora vamos acabar de uma vez por todas com essa dúvida.
Mas antes de mergulhar no significado, vale lembrar que uma pessoa assim merece ser analisada pelo seu interior, já que elas são capazes de se enxergarem de forma muito diferente do que os outros veem.
Significado de Narcisismo
Narcisismo é um conceito da psicanálise que julga o indivíduo como uma pessoa que admira de forma exagerada sua própria imagem e tem uma paixão excessiva por si mesmo(a).
Dessa forma, essa pessoa costuma passar a impressão de centro do universo, de um ser que está sempre sendo imitado ou admirado pelos outros.
De onde deriva o nome
O termo Narcisismo é derivado de Narciso, que de acordo com a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor na ninfa Eco. Só que Narciso recusou o amor e assim acabou sendo condenado a se apaixonar pela própria imagem refletida na água.
Ele acabou tirando sua própria vida por afogamento, segundo a mitologia. Por fim, a mãe terra o converteu em uma flor, narciso.
Relação do significado de narcisismo
O significado de narcisismo relaciona com o auto-erotimos, o que consiste em uma concentração do instinto íntimo sobre o próprio corpo.
Os indivíduos narcisistas são normalmente pessoas mais fechadas, egocêntricos e solitárias.
Narcisismo segundo Freud
Segundo o psicanalista Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica comum em todos os seres humanos e tem relação com desenvolvimento da libido.
Ainda nesta linha, que é questionada por muitos por não ter comprovação científica, o narcisismo é uma perversão íntima e uma fixação de uma fase de transição da infância.
Vale lembrar que o narcisismo se torna uma patologia, ou seja, uma doença, quando entra em conflito com ideias culturais e éticas, dificultando as relações normais do indivíduo.