Mulher com útero em formato de coração dá à luz bebês gêmeos em probabilidade mínima
Uma mulher que tem o útero em formato de coração deu à luz bebês gêmeos em uma probabilidade única.
Karen Troy, de 25 anos, ficou chocada ao descobrir que tinha um útero em forma de coração – e somente depois de saber disso ela foi informada de que estava grávida de gêmeos.
A chance de engravidar de gêmeos com útero em forma de coração é de apenas uma em 500 milhões.
A jovem mãe de Massachusetts, nos Estados unidos, disse. “Eu estava mais preocupada com o fato de ter dois bebês do que com um útero em forma de coração. Eu só queria ter certeza de que eles estavam bem.”
Quando ficou grávida de gêmeos em janeiro de 2021, Karen já havia tido seu primeiro filho – agora com seis anos – mas não sabia que tinha o útero de formato incomum.
Condição rara do útero
A condição rara, que afeta apenas cerca de três por cento das mulheres, pode levar a dor abdominal, sangramento menstrual irregular e dificuldade em levar a gravidez até o fim.
As mulheres com tal condição têm até 30% mais chances perder o bebê do que as mulheres que não sofrem dessa alteração, de acordo com um estudo.
Mas a dona de casa teve a sorte de ter uma gravidez tranquila, até que desenvolveu uma condição de pressão alta conhecida como pré-eclâmpsia.
Com apenas 34 semanas, Karen foi levada às pressas para uma cesariana. Horas depois, em 5 de setembro de 2021, nasceram os gêmeos de Karen, Ryan e Raelynn.
Os bebês, pesando cerca de 2,5 quilos, passaram 27 dias no centro médico memorial Umass, Massachusetts, nos Estados Unidos.
Karen e seu marido, Shaunan, de 24 anos, dono de uma empresa de remoção de lixo, estavam “muito entusiasmados por finalmente poder levá-los para casa e por tudo ter corrido bem com eles”.
Os gêmeos agora têm 16 meses e estão prosperando, apesar de alguns atrasos em suas habilidades motoras.
Fonte: TheSun