Shopping demite Papai Noel após ele recusar abraçar menino com autismo
Um shopping demitiu o Papai Noel após o homem que interpretava o bom velhinho se recusar abraçar um menino com autismo.
Daniel Alves, de 4 anos, tem autismo e esperou todo o ano para encontrar o Papai Noel pela primeira vez em sua vida.
Só que quando a criança foi ao encontro do Papai Noel em um shopping na cidade de Valparaíso, Goiás, no estorno do Distrito Federal, não conseguiu realizar seu sonho de dar um abraço nele.
“O Papai Noel só virou e falou não, que não teria foto”, disse Angélica Alves, mãe do menino.
“Ele ficou balançando a mão, tipo para eu levar o Daniel, para sair com ele e me retirar. Foi isso que eu fiz. Eu peguei o Daniel, muito sem graça, porque eu não tive como; eu não tive esforços para debater, não tive esforço para procurar ninguém”, prosseguiu a mulher.
Angélica disse ainda que só conseguiu entender a situação após chegar em casa. Então ela entrou em contato com a ouvidoria do Shopping Sul na última segunda-feira (19/12) para relatar o ocorrido.
Daniel foi convidado a voltar ao shopping para fazer a tão aguardada foto com o Papai Noel, mas isso, claro, depois que o anterior foi demitido por uma empresa terceirizada que comandava a atração.
A família da criança pretende retornar ao local para que Daniel possa encontrar o Papai Noel. A mãe ainda disse: “Espero de coração que, nos próximos natais com Daniel, ele possa ficar à margem de preconceito”.
Nota de Posicionamento
Procurado pelo site Metrópoles, o Shopping Sul enviou uma nota de posicionamento dizendo que “repudia todo e qualquer ato de discriminação”. Também relatou: “… assim que tomou conhecimento do ocorrido, está apurando os fatos para que as medidas cabíveis de enfrentamento ao tema sejam tomadas” e que “no mesmo dia, por cautela, o profissional envolvido foi substituído por outro papai noel”.
“Toda equipe contratada pelo shopping, por meio de agência especializada, passa por treinamentos para contato com o público e são sempre priorizados profissionais experientes nestas contratações. O shopping reforça ainda que a situação narrada não reflete os valores da empresa, que baseia as suas relações em princípios como ética, respeito e igualdade”, prosseguiu a nota.
A administração do finalizou dizendo: “Pedimos desculpas à família, em especial à criança e sua mãe, bem como a todos e todas que, direta ou indiretamente, tenham se sentido ofendidos pelo fato descrito acima”.
Fonte: Metropoles