Excesso de comida salgada pode aumentar os níveis de estresse, revela estudo
Os cientistas descobriram em estudos com camundongos que uma dieta rica em sal aumentou os níveis do hormônio do estresse em 75%.
Os especialistas esperam que as descobertas encorajem uma revisão da política de saúde pública em torno do consumo de sal, com o objetivo de que os fabricantes reduzam a quantidade de sal nos alimentos processados.
A ingestão de sal recomendada para adultos é inferior a seis gramas por dia, mas a maioria das pessoas come regularmente cerca de nove gramas.
Isso pode contribuir para o aumento da pressão arterial, o que eleva os riscos de ataques cardíacos, derrames e demência vascular.
Embora os efeitos no coração e no sistema circulatório tenham sido bem estudados até aqui, pouco se sabia sobre o impacto de uma dieta rica em sal no organismo de uma pessoa.
Para estudar isso, especialistas da Universidade de Edimburgo, Escócia, usaram camundongos, que normalmente têm uma dieta com baixo teor de sal, e deram a eles alimentos com alto teor de sal para refletir a ingestão típica de humanos.
Eles descobriram que não apenas os níveis de hormônio do estresse em repouso aumentaram, mas a resposta hormonal dos camundongos ao estresse ambiental foi o dobro da dos ratos que tiveram uma dieta normal.
A ingestão de sal aumentou a atividade dos genes que produzem as proteínas no cérebro que controlam o modo como o corpo responde ao estresse.
Especialistas dizem que mais estudos já estão em andamento para entender se uma ingestão elevada de sal leva a outras mudanças comportamentais, como ansiedade e agressividade.
O estudo, publicado na Cardiovascular Research descobriu que uma alta ingestão de sal amplificou a resposta ao estresse em camundongos.
“Somos o que comemos, e entender como alimentos com alto teor de sal alteram nossa saúde mental é um passo importante para melhorar o bem-estar”, disse Matthew Bailey, professor de fisiologia renal no Centro de Ciências Cardiovasculares da Universidade de Edimburgo.
“Sabemos que comer muito sal danifica nosso coração, vasos sanguíneos e rins. Este estudo agora nos diz que o alto teor de sal em nossa comida também muda a maneira como nosso cérebro lida com o estresse,” finalizou.
Fonte: Metro