Conheça a planta que nutre, regenera e restaura o colágeno da pele
Muitas pessoas já ouviram falar da planta chamada urtiga. Ela possui diversos benefícios e é conhecida na medicina popular por sua capacidade de tratar problemas respiratórios como alergia, asma, dor na garganta e pneumonia.
Ela também é capaz de combater hiperplasia prostática, pode desinflamar a próstata, nos homens, e prevenir o câncer no órgão.
Além de todas essas vantagens, ela também é ótima para a pele, pois contém propriedades antibacterianas, nutritivas, adstringentes, purificantes e estimulantes, além de auxiliar a produção de colágeno.
Veja outros benefícios:
1. Rins: a planta é diurética e ajuda na desintoxicação dos rins, e o chá ajuda a evitar cálculos renais.
2. Cabelo: a urtiga ajuda a combater a queda de cabelo, eliminar caspa e os deixa mais fortes e brilhantes.
3. Problemas circulatórios: a planta ajuda no controle do colesterol ruim, já que é rica em clorofila.
4. Diabetes: ela é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue.
5. Ajuda a eliminar vírus e infecções bacterianas, fortalece o sistema imunológico, combate fadiga, anemia, estafa e estresse.
É necessário ter cuidado para manusear a planta, já que o contato com a pele pode provocar reação alérgica.
Neste caso, o recomendável é comprar um pacotinho das folhas secas de urtiga em lojas de chá ou produtos naturais, já que dessa forma não existe risco de irritações na pele.
Veja como fazer o chá:
Ingredientes: 1 litro de água e 1 colher (sopa) das folhas secas.
Modo de fazer: ferva a água por cerca de 4 minutos, retire do fogo, adicione as folhas e tampe a panela. Deixe o chá repousar por 10 minutos antes do consumo. Beba 3 xícaras por dia. Para facilitar a digestão, adoce com mel.
Para pessoas diabéticas é aconselhado o adoçante estévia (cuidado: compre uma estévia pura). O chá é contraindicado para mulheres grávidas.
Atenção: as informações contidas neste post não substituem uma consulta com um médico. Procure sempre um especialista!