11 coisas misteriosas que ocorrem enquanto dormimos
Muitas coisas estranhas podem ocorrer durante o sono, e somente quem já experimentou alguma delas sabe como é a sensação.
O fato é que quando estamos dormindo, existem algumas reações bem diferentes produzidas pelo nosso corpo.
Pensando nisso, trazemos 11 coisas misteriosas que ocorrem enquanto dormimos.
Confira:
1. Paralisia do sono: a pessoa não consegue se movimentar, ocorrem alucinações assustadoras e sensação de que há alguém no ambiente. No momento nossos músculos “desligam” enquanto o cérebro permanece acordado. Cerca de 7% da população sofreu de paralisia do sono ao menos uma vez.
2. Alucinações hipnagógicas: acontece quando uma pessoa está à beira de dormir, mas ainda acordada. Ela enxerga imagens estranhas diante dos olhos. Em geral, são rostos assustadores e criaturas fantasiosas. Pode acontecer até mesmo em pessoas mentalmente saudáveis e ocorre mais frequentemente em crianças. Elas podem surgir devido ao estresse ou simplesmente a uma boa imaginação. Ou também podem ocorrer caso a pessoa se deite bêbada.
3. Dormir conversando: uma pessoa que sofre de sonilóquio não sabe disso. Pode ocorrer mais frequentemente em homens e crianças, e a razão é o estresse.
4. Um sonho dentro do outro: o indivíduo tem um sonho, depois acorda, mas coisas estranhas continuam acontecendo. No entanto ele estava apenas sonhando que acordou.
5. Sonambulismo: neste caso, a consciência está adormecida, e a paralisia muscular não ocorre. Quem sofre disso pode caminhar e até mesmo sair da casa, o que pode ser perigoso. O problema pode ocorrer em cerca de 4,5 a 10% da população, e frequentemente as crianças são mais afetadas. A causa ainda é desconhecida, assim como a forma de tratamento.
6. Síndrome da cabeça explosiva: neste caso a pessoa acorda com sensação de uma grande explosão que, na verdade, faz parte de sua imaginação. Às vezes, o som parece ensurdecedor. Apesar de não ser perigoso, pode assustar. O problema acontece quando, por algum motivo, existe uma onda de atividade neural nas áreas do cérebro responsáveis pelo processamento de som.
7. Apneia do sono: trata-se de uma parada súbita na respiração e a pessoa acaba acordando. A qualidade do sono diminui, o cérebro experimenta falta de oxigênio e a noite dormida acaba não sendo suficiente. Durante o “ataque”, a pressão arterial também varia, o que pode gerar problemas cardíacos. A obesidade, o tabagismo e a velhice elevam o risco de apneia do sono.
8. Sonhos recorrentes: são sonhos que reproduzem constantemente o mesmo enredo. Psicólogos acreditam que nosso cérebro usa tais sonhos para prestar atenção a algo que não notamos em nosso dia a dia. As histórias provavelmente se repetirão até que a situação seja resolvida.
9. Caindo: a pessoa tem a sensação de que estava caindo e acaba acordando. Quando dormimos, os batimentos cardíacos e a respiração diminuem. O cérebro se assusta, pois percebe isso como uma possibilidade real de morte, e para verificar se a pessoa está viva, manda impulsos aos músculos.
10. Experiência fora do corpo: trata-se de um fenômeno neuropsicológico no qual uma pessoa, meio adormecida e meio acordada, vê-se de fora do próprio corpo. É um problema muito difícil de estudar. Os cientistas sabem que a ilusão de sair do corpo existe, mas não sabem explicar como funciona nem por que. Porém, algumas pessoas sabem como entrar nesse estado deliberadamente, e fazem isso para expandir os limites de suas capacidades cognitivas.
11. Esclarecimento repentino durante o sono: muitas vezes não conseguimos encontrar uma solução para um problema por um longo tempo, e pensamos constantemente nele. E então, em um sonho, o cérebro nos dá uma pista. Um químico russo chamado Dmitri Mendeleev ficou obcecado com a criação de uma tabela periódica de elementos e depois a viu em um sonho. Aconteceu algo semelhante com o químico August Kekulé quando ele sonhava com uma fórmula para o benzeno. Isso acontece porque às vezes o nosso subconsciente já conhece a resposta, mas ela ainda não alcançou a consciência. Durante o sono, o subconsciente está mais ativo e pode nos fornecer a visão.
Fonte: Brightside