Família inteira é internada após ficar paralisada por comer peixe com veneno mortal
Onze membros da mesma família chegaram a ficar em estado crítico no hospital depois de acidentalmente cozinharem e comerem um baiacu venenoso.
A família Souza, do Rio de Janeiro, ganhou o peixe como presente de um amigo que tinha acabado de voltar de uma expedição de pesca.
Mas apenas alguns segundos depois de darem a primeira mordida no peixe, os familiares começaram a vomitar, antes de perderem os movimentos dos seus rostos, braços e pernas.
“Meu marido foi o primeiro a dizer que ele não podia sentir a sua língua, depois seu rosto, e então os braços. Em seguida as pernas perderam os movimentos e ele não podia mais se levantar. Foi aterrorizante,” disse Cristiane Souza.
A família não tinha ideia de que o que eles estavam comendo se tratava de um baiacu mortal, que contém uma toxina 1.200 vezes mais letal que o cianeto, sendo que uma gota do veneno pode matar em menos de 24 horas.
O Baiacu é uma iguaria conhecida no Japão, sendo rigorosamente controlada, e apenas chefs de cozinha se qualificam após três anos de treinamento e autorização para preparar o peixe.
Não há cura conhecida para o veneno, que paralisa o corpo e, eventualmente, sufoca a vítima enquanto ela ainda está acordada. Os médicos podem combater o veneno esvaziando rapidamente o estômago das vítimas e os alimentando com carvão ativado para vincular a toxina.
Quatro pessoas da família ainda continuam internadas, mas o estado de saúde delas melhorou, sendo considerado estável.
Fonte: Metro