Sabia que as porções que você necessita comer estão em suas próprias mãos?
Você já ouviu falar sobre a técnica conhecida como “dieta das mãos”? Ela foi publicada pelo site norte-americano Guard Your Health como uma maneira saudável que pode ajudar você a perder peso sem precisar fazer dietas que podem ocasionar o famoso “efeito sanfona”.
E o melhor, você não precisará deixar de comer nenhum grupo de alimentos.
Pesquisadores do Guard Your Health relatam que quando deixamos de medir a quantidade de comida a ser consumida podemos comer cinco vezes mais do que a quantidade recomendada.
Eles também afirmam que a tendência de aumento da quantidade de alimentos que muitos países ocidentais adquiriram, citando pesquisas do Departamento de Estudos de Nutrição e Alimentação da Universidade de Nova York (EUA), indicam que as porções consumidas atualmente dobraram nos últimos 20 anos.
A “dieta das mãos” traz uma grande vantagem para perder peso, pois você não precisará deixar de comer nenhum alimento.
O que acontece com a maioria das dietas é que, evitar de forma temporária o açúcar ou a farinha, faz com que nosso organismo perceba a falta desses alimentos e os absorva vorazmente quando voltamos a consumi-los.
Consumir de tudo um pouco, porém em porções medidas e adequadas, fará com que você se sinta mais feliz, já que não haverá nenhum alimento proibido. Além disso, essa é a maneira mais saudável de alcançar objetivos em seu corpo.
Você sabia que o tamanho das suas mãos é proporcional ao tamanho de todo o seu corpo? Isso também se aplica aos órgãos internos encarregados de receber e digerir tudo o que você consome.
Sendo assim, quando você faz as refeições de acordo com as porções que não extravasam o tamanho das suas mãos, não sobrecarrega seu corpo e nem o processo digestivo.
Você deve estar se perguntando como fazer isso.
Confira o infográfico abaixo, que mostra com clareza a relação entre as áreas ou posições das suas mãos com as porções de grupos de alimentos que você precisa ingerir:
1. Simule um recipiente com as suas duas mãos, e elas indicarão a quantidade de vegetais que você deve comer.
2. Utilize a parte da frente do seu punho para saber a quantidade de carboidratos (arroz, massas, etc.) que você precisa consumir.
3. A palma aberta (sem levar em conta os dedos) indica qual a porção ideal de carne e suas alternativas proteicas.
4. Seu punho fechado indica a porção de frutas que você deve consumir.
5. A porção de gorduras (manteiga, por exemplo) não deve ultrapassar o tamanho da ponta do seu dedo indicador.
Pense sempre na quantidade de alimentos para seguir um caminho para uma vida mais saudável e um peso adequado. Esta dieta pode ajudar qualquer pessoa, no entanto, se você sofre de alguma condição específica, é recomendável que você procure um (a) nutricionista.
Fonte: Incrivel