10 coisas que todos acreditamos fazerem bem, mas que na verdade fazem mal
Muitos de nós aprendemos durante a vida algumas coisas que supostamente nos fazem bem, e sempre as colocamos em prática. Mas será que elas são realmente boas para nós?
Dormir após uma refeição, ou escovar os dentes logo após elas são práticas muito comuns, mas que requerem um pouco de atenção.
Trazemos uma lista com 10 coisas que todos acreditamos fazerem bem, mas que na verdade fazem mal.
Confira:
1. Tomar vitaminas por conta própria: isso pode prejudicar a sua saúde, pois pode ocasionar hipervitaminose e outros problemas.
2. Dormir após uma refeição: pode ocasionar aumento de peso, pois o corpo mantém as calorias na reserva ao invés de queimá-las.
3. Recuperar o sono perdido: não conseguimos recuperar as horas de sono perdidas e ainda elevamos a possibilidade de desenvolvimento de problemas cardíacos e diabetes.
4. Virar o rosto quando alguém tosse ou espirra perto de você: o ideal é evitar ficar no mesmo local que uma pessoa doente, pois os germes chegam a alcançar até 5 metros por segundo quando uma pessoa espirra ou tosse e permanecerem no ar.
5. Escovar os dentes imediatamente após as refeições: caso tenha consumido algo com muito açúcar ou muito ácido, espere um tempo ou use enxaguante bucal ao invés do creme dental, já que o esmalte de seus dentes, suavizado pelos ácidos, fica mais vulnerável aos estragos dos componentes abrasivos da pasta de dente.
6. Deixar a casa sempre limpa: é claro que o ambiente em que vivemos precisa de limpeza sempre, mas deixar a casa sempre esterilizada pode ser prejudicial. Isso porque o nosso sistema imunológico precisa de treinamento. Quando uma pessoa vive sempre na limpeza, os anticorpos não criam defesas para lutar contra algum problema. Além disso, alguns produtos de limpeza podem trazer problemas de saúde.
7. Tomar banho todos os dias: a água quente e os produtos utilizados nos banhos podem prejudicar as defesas naturais da nossa pele. Portanto, não há problema algum em não tomar banho de vez em quando.
8. Preparar alimentos no micro-ondas: o processo de cozimento degrada alguns nutrientes do alimento naturalmente, e isso depende, por exemplo, da quantidade de calor aplicada, da quantidade de água usada, do tempo de cozimento e do tipo de nutriente. Por cozinhar mais rapidamente, o micro-ondas degrada menos nutrientes. Pesquisas afirmam que as diferenças na retenção de nutrientes são bem pequenas entre os dois métodos.
9. Dormir o dia inteiro: dormir mais que oito horas pode causar falhas no trabalho do cérebro, e assim você se sentirá mais lento e pensará mais devagar.
10. Óculos de sol de qualidade inferior protege os olhos: os óculos escuros ocasionam dilatação da pupila, e, se não tiverem lentes com filtros adequados para raios ultravioleta, podem expor os olhos à radiação.
Fonte: Tudo Interessante