O que melhor reflete quem somos de verdade: as fotos ou o espelho?
Você já deve ter passado pela seguinte situação: ao se arrumar para ir a algum evento, se olha no espelho como de costume e vê sua imagem refletida de uma forma.
No entanto, no dia seguinte ao ver as fotos que tirou, parece que sua aparência mudou. Mas afinal, o que melhor reflete quem somos de verdade? As fotos ou o espelho?
Existem diferenças significativas entre eles e nós vamos te mostrar os motivos.
Dá só uma olhadinha:
1. Aspecto psicológico: geralmente nos olhamos mais no espelho quando estamos em casa, um lugar em que nos sentimos mais confortáveis e relaxados. Em fotografias, muitas vezes estamos despreparados e tensos. É por isso que ao olhar no espelho vemos uma bela imagem, e ao olhar as fotos percebemos que não estamos tão bem.
2. Ângulo: o nosso rosto não é simétrico, e isso pode gerar confusão. Sempre que olhamos no espelho estamos na mesma posição, vendo de uma determinada perspectiva. Devido a isso, nos acostumamos a observar a face de certo ângulo. No entanto, em fotografias não sabemos como, quando e qual a direção em que a foto será tirada.
3. Balanço do branco: há diferentes tipos de iluminação, mas ao olhar no espelho não percebemos essa diferença, pois o cérebro só nos mostra o que estamos acostumados a ver. No entanto, a fotografia consegue mostrar a iluminação como ela realmente é. A imagem no espelho, mesmo com todas as iluminações, mostra um “eu” habitual, enquanto a foto captura todas as fontes de luz de maneira objetiva, o que pode gerar um resultado que nos indigne.
4. Focalização em objetos individuais: ao olharmos no espelho, nos concentramos em alguma parte específica do corpo e não olhamos o quadro geral. Ao olharmos uma fotografia, percebemos tudo, inclusive coisas como má postura, mãos posicionadas estranhamente, etc.
5. Espelhamento: em nosso reflexo sempre vemos uma versão “espelhada” de nós mesmos, e isso molda nossa percepção. As fotografias já retratam a forma como somos vistos pelos outros, e isso pode gerar surpresas.
Fonte: Brightside