Cão salva vida de gato doando sangue ao felino
Gato e cão geralmente são definidos como inimigos mortais. Mas o felino Buttercup não pode guardar rancor dos cães, depois de ser salvo ao receber transfusão sanguínea de um deles.
O gato estava precisando desesperadamente de uma transfusão depois de desmaiar em sua casa em Key West, Monroe County, na Flórida (EUA), no mês passado.
Ele foi levado para o Hospital Veterinário Marathon (MVH), onde foi diagnosticado com anemia, com uma contagem de células vermelhas do sangue de apenas sete por cento, bem menor do que o mínimo de 35 para um felino saudável.
Apesar de sua condição com risco de morte, os veterinários disseram a seu proprietário, Ernie Saunders, que levariam muito tempo para encontrar um gato doador de sangue exato.
Em vez disso, eles decidiram realizar um procedimento extremamente raro, chamado de xenotransfusão, utilizando o sangue de um banco sanguíneo de um cão de West Palm.
O médico veterinário Sean Perry, que realizou a operação em Buttercup, no MVH, disse: “O sangue de gato é um pouco mais difícil de encontrar e não tão disponível como o dos cães. Você não pode dar sangue tipo A para um gato tipo B, porque ele vai causar uma reação imunológica grave. Era mais seguro dar sangue do cão.”
O procedimento de quatro horas foi realizado em apenas 62 gatos nos EUA.
O proprietário do animal descobriu que Buttercup era, na verdade, um gato, e não uma gata, como ele havia pensado anteriormente à cirurgia. Ele disse que o felino, desde então, fez uma recuperação completa.
Fonte: Daily Mail