Vídeo flagra momento em que baleia assassina que vivia em cativeiro tentava se matar
Um vídeo mostrou o momento em que uma baleia assassina de cativeiro ficou deitada e imóvel por mais de dez minutos fora d’água, o que levou espectadores a pensarem que o animal estivesse tentando se matar.
A orca chamada Morgan – que vive em Loro Parque, nas Ilhas Canárias, Espanha, junto de outras cinco orcas – havia acabado de terminar um show.
Ela foi filmada já fora d’água por espectadores, e as imagens foram enviadas à organização dos direitos dos animais The Dolphin Project por um ativista.
O vídeo atraiu várias críticas na internet após ter sido postado, e internautas pediram que as baleias fossem devolvidas à natureza. Um porta-voz do projeto disse: “Nós não podemos explicar a razão de seu comportamento”.
Filmagens feitas semanas antes pareciam mostrar Morgan batendo a cabeça repetidamente contra um portão de metal, em uma tentativa desesperada de escapar.
“A orca está, obviamente, em grande angústia e forçou a sua cabeça contra o portão de metal no que parece ser uma tentativa de escapar. Este vídeo mostra a quantidade de estresse e crueldade imposta às orcas, como resultado de confinamento para pequenos tanques”, afirmou Helene Hesselager O’Barry, ativista dos direitos dos animais.
Mas o parque argumentou que “o vídeo publicado pelo The Dolphin Project em seu site é uma nova tentativa de manipulação através de exagero e dramatização de uma situação completamente normal em que não há nenhum problema para os animais”.
Heather Rally, veterinário de animais selvagens, disse que há tédio e estresse nas orcas que examinou.
Em março deste ano a empresa anunciou que irá cessar a reprodução baleias assassinas, e também parar de fazer estes animais executarem truques teatrais.
Fonte: DailyMail