Pesquisa indica que ir à igreja diminui as chances de ter câncer
Uma nova pesquisa sugere que ir à igreja pode diminuir as chances de as pessoas terem câncer aumentando suas expectativas de vida.
Dr. Tyler VanderWeele, professor de epidemiologia da instituição educacional Harvard T.H. Chan School of Public Health, em Boston, EUA, analisou a participação de mulheres que frequentavam a igreja e sua posterior morte.
Ele usou dados do Estudo de Saúde das Enfermeiras e afirmou: “Nossos resultados sugerem que pode haver algo importante sobre participação em cultos religiosos para além da espiritualidade solitária. Parte do benefício parece ser o fato de que assistir aos serviços religiosos aumenta o apoio social, desencoraja fumar, diminui a depressão e ajuda as pessoas a desenvolver uma perspectiva mais otimista ou esperançosa sobre a vida”.
As mulheres que iam à igreja mais de uma vez por semana tiveram um risco 33% menor de morte em comparação com mulheres que nunca frequentaram os serviços religiosos.
As que participaram da igreja semanalmente tiveram um risco 26% menor e aquelas que participaram menos que uma vez por semana tiveram um risco 13% menor.
O estudo indicou, ainda, que as mulheres que participaram dos serviços religiosos mais que uma vez por semana tiveram um risco 27% menor de morte por doença cardiovascular e um risco 21% menor de morte por câncer em comparação com mulheres que nunca frequentaram.
No entanto, os pesquisadores admitiram que não puderam identificar as razões por trás da aparente descoberta revolucionária, mas supõe que ela esteja relacionada com otimismo e senso de comunidade no combate aos efeitos do estresse e da depressão.
Os autores também observaram limites em generalizar os resultados porque o estudo se consistiu principalmente de cristãs brancas, e as participantes eram enfermeiras com nível socioeconômico semelhante e que estavam conscientes de sua saúde.
Fonte: Mirror