Os menores países do mundo
Para quem é brasileiro, imaginar que existem muitos países menores que a nossa cidade é algo estranho e um fato desconhecido para muitas pessoas.
A fim de comprovar a existência dessas nações com extensão territorial reduzida, conheça agora alguns dos menores países do mundo, de acordo com dados fornecidos em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Veja quais são os menores países:
1º lugar – Vaticano (Europa)
O Vaticano – cujo nome completo do país é Cidade do Vaticano, se trata de um Estado eclesiástico, cujo governo está nas mãos do bispo de Roma, ou seja, o Papa.
Composta de um enclave murado dentro da cidade italiana de Roma, a nação é a menor do mundo em extensão territorial, com 0,44 km² e 826 habitantes.
2º lugar – Mônaco (Europa)
A segunda menor cidade-estado soberana, nome dado aos microestados como o Principado de Mônaco fica situada ao sul da França, cuja costa dá para o Mar Mediterrâneo. Fundado em 1927 pela Casa de Grimaldi, o país está a 20 km a leste da cidade francesa de Nice e 20 km a oeste da cidade de Ventimiglia.
Com uma área de 202 hectares, é o estado com a maior densidade populacional do mundo, com seus 33.020 habitantes.
3º lugar – Nauru (Oceania)
Uma ilha do hemisfério sul com 21 quilômetros quadrados, localizada na Oceania, Nauru é o menor país insular do mundo. A nação foi descoberta pelo navegador europeu John Fearn, no ano de 1798. Quase cem anos depois, em 1888, foi anexada e tornada uma colônia alemã, até o ano de 1900, tornando-se independente em 1968.
Após o esgotamento de suas reservas de fosfato em 2000, a ilha, que possui 9.771 habitantes, tornou-se dependente do apoio da Austrália e, por esse motivo, passou a receber os asilados políticos rejeitados por aquele país.
4º lugar – Tuvalu (Oceania)
Formado por um grupo de nove atóis, anteriormente chamado de Ilhas Ellice, Tuvalu é uma ilha da Polinésia que faz fronteira com o Kiribati, ao norte; com o território de Tokelau, pertencente à Nova Zelândia, a nordeste; a leste, com Samoa; a sudeste com o território francês de Wallis e Futuna; e, por fim, com Fiji, ao sul e a oeste com as Ilhas Salomão.
O nome da nação vem da língua tuvaluana e significa grupo de oito, numa alusão às suas oito ilhas habitadas. O país tem uma área de 26 km² e cerca de 11.000 habitantes.
5º lugar – San Marino (Europa)
O enclave encravado, totalmente envolto pela Itália, possui cerca de 62 km² e mais de 31.000 habitantes. Entre os membros do Conselho da Europa, San Marino possui a menor população e é o mais antigo Estado soberano e república constitucional existente no planeta, cuja fundação data de 3 de setembro de 301, por Marinus de Rab.
A sua Constituição, promulgada em 1600, é a mais velha do mundo ainda vigente, que estabelece o parlamentarismo como forma de governo. Em San Marino, o Grande e Geral conselho, nome dado ao seu parlamento, possui 60 membros, regidos por dois capitães-regentes.