Criança nasce sem nariz mas pode tossir, espirrar e pegar resfriados
Uma criança de 17 meses veio ao mundo com uma doença congênita que a fez nascer sem o nariz. A condição extremamente rara é chamada Arhinia.
Por conta do problema, Tessa Evans não possui senso de cheiro. Mesmo assim, ela pode tossir, espirrar e até pegar resfriados.
A mãe, Gráinne, afirmou que ficou assustada com o problema no início. Mesmo assim, ela percebeu que a filha crescia feliz, e, a cada dia sorria mais, fazendo com que suas diferenças físicas fossem ocultadas.
“Tessa é muito pequena, mas ela é uma menina determinada que adora seu irmão e irmã mais velhos e copia tudo o que fazem”, contou a mãe. “Ela é uma criança normal, que sobe nos móveis e adora dançar”, concluiu.
A mulher contou que, após o parto, pesquisou na internet sobre a condição, e percebeu que as crianças que nasciam com o problema sofriam também com o desenvolvimento mental e físico. Mesmo assim, ela garante que essa afirmação é incorreta, já que Tessa se desenvolve normalmente e mostra ser uma menina muito inteligente.
A criança passou suas cinco primeiras semanas em uma unidade de terapia neonatal. A condição é tão rara que, em toda a Inglaterra, foram registrados até hoje 47 casos de nascimentos com anomalias faciais parciais ou totais.
Tessa está próxima de começar um tratamento que vai projetar um molde em forma de nariz. A cada dois anos, seu nariz será substituído por um maior durante sua fase de crescimento.
Fonte: Daily Mail